sábado, 29 de setembro de 2012

Querem censurar Monteiro Lobato





2 Comentários:

Kátia on 04 outubro, 2012 disse...

Aprendi a gostar de ler devido a dois grandes homens: Monteiro Lobato e os inesquecíveis personagens e aventuras do Sítio - e meu pai, que leu todos os livros dele para mim, antes de eu ter me alfabetizado - depois reli todos ;)
Acho que este povo que não entende o contexto histórico, da época em que Lobato viveu devia ler mais por prazer e não para descobrir focos de pensamento contra minorias historicamente discriminadas.
Que praga estes censores politicamente corretos!
Parabéns pelo excelente blog.
Abraços

Unknown on 04 outubro, 2012 disse...

ML é produto do meio e do seu tempo.Isto ficou registrado nos seus livros. É interessante ler sobre o movimento de eugenia no Brasil.Atualmente temos conhecimento e sensibilidade para desejarmos uma nação plural, que trate todos os seus com dignidade e verdadeiramente cidadãos. Por fim, trago as belíssimas palavras do Procurador-Geral do MP de Contas do Estado do RS, Geraldo Costa Da Camino:"É preciso visibilidade para reduzir o preconceito e estimular a mobilidade. Pesquisa com crianças demonstrou que o negro é identificado com status ocupacional inferior ao do branco. A partir de fotos, quase 90% dos alunos relacionaram as pessoas brancas às profissões de médico e engenheiro e cerca de 84% apontaram aquelas negras como faxineiros e cozinheiros. A cor discrimina desde cedo. Quer ver? Seja negro por um dia".

Arquivo

Categorias