sábado, 18 de dezembro de 2010

Aprovado o cargo de bibliotecário escolar em Santa Catarina




URL: http://www.alesc.sc.gov.br/expediente/2010/PLC_0039_0_2010_Original.rtf

Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Pedro Uczai.

Data: 16/12/2010.

O plenário da Assembléia Legislativa aprovou, na tarde desta quarta-feira (8), um projeto de lei complementar (PLC 39/10) de autoria do deputado estadual Pedro Uczai que cria o cargo de bibliotecário escolar dentro do quadro de pessoal do magistério público estadual. Com isso, as escolas estaduais deverão contratar o profissional com formação específica para atuar na função. O projeto segue agora para a sanção do governador.

O projeto aprovado altera a lei complementar 1.139, de 28 de outubro de 1992, que não contempla a função de bibliotecário na carreira do magistério. Segundo o deputado Uczai, a ausência de bibliotecários com formação superior nas escolas do Estado tem causado problemas. Um deles é que os professores são desviados de sua função para suprir essa necessidade, prejudicando a carreira desses profissionais e também a qualidade da educação, além "fechar as portas" para os bibliotecários que poderiam fazer carreira no Estado.

Uczai destacou ainda que a criação do cargo de bibliotecário escolar é uma luta da comunidade escolar e das entidades representativas de classe, como o Conselho Regional de Biblioteconomia e a Associação Catarinense de Bibliotecários. Elas realizaram várias mobilizações nos anos de 2005 e 2006 e coletaram milhares de assinaturas em apoio a esta reivindicação, além de ocuparem a tribuna da Assembleia Legislativa por solicitação do então deputado Paulo Eccel.

"Essa é uma luta fundamental para avançarmos na qualidade da educação nas escolas da rede pública estadual, à medida que mantém o professor em sala de aula e coloca um profissional especificamente preparado para exercer a função de bibliotecário escolar", concluiu Uczai.

1 Comentários:

clique documental on 19 dezembro, 2010 disse...

Estou na torcida para que tal projeto venha para MG.
Sou graduada em CI, mas vou tentar uma novo título em Biblio... assim, quanto mais o mercado se abrir melhor. Apesar que pretendo atuar na área de Gestão da Informação em Organizações.
Mas, de todo modo, as escolas terem um Bibliotecário é uma ótima!


Feliz Natal!

bjos

Arquivo

Categorias