sexta-feira, 1 de maio de 2009

Papa ganhará nanobíblia




Fonte: Info Plantão.
URL: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/papa-ganhara-chip-com-nanobiblia-28042009-13.shl
O menor presente já recebido por um Papa será uma bíblia escrita em hebraico dentro de um chip de silício de 0,5 mm.
Feito para ser lido somente por um microscópio ‘escaneador’ de elétrons, o agrado simbólico é de um grupo de cientistas israelenses, do Instituto de Nanotecnologia do Technion, para o Papa Bento XVI.
Do tamanho da ponta de um alfinete, a "nanobíblia" será entregue entre os dias 8 e 15 de maio, quando o pontífice viajará à Terra Santa.
As 308.428 palavras presente no Velho Testamento foram inscritas por meio de um dispositivo chamado Focused Ion Beam (algo como, ‘feixe de íon centrado’). Se a “caneta” já é tecnológica, o “papel” do invento não poderia ser menos sofisticado: as letras foram escritas em uma camada básica de silício coberta por outra camada de ouro.
A menor bíblia eletrônica do mundo, antes de ir para a mão do Papa, deve ser fotografada para ser exibida nas paredes do Instituto de Física da Universidade de Israel, em um painel de 7x7 metros, possibilitando a leitura do conteúdo a olho nu.
Segundo os inventores, a elaboração da peça tem a missão de incentivar a nanotecnologia e os estudos científicos entre os jovens.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias