domingo, 20 de abril de 2008

FEUP Edições lança plataforma revolucionária para a criação de eBooks




A FEUP Edições desenvolveu uma plataforma destinada à publicação de conteúdos de apoio à actividade científica em formato eBook, de uma forma simplificada. Pretende-se disponibilizar a todos os docentes a possibilidade de inserir os seus conteúdos didácticos nesta plataforma, de forma estruturada e permitindo a criação automática de eBooks, num formato XHTML ou PDF.
Esta ferramenta está já a ser testada e no próximo dia 23 de Abril, pelas 10 horas, decorrerá na Sala de Formação da Biblioteca da FEUP (piso 6) uma sessão de apresentação desta nova plataforma.
Todos os interessados em assistir a esta apresentação deverão inscrever-se por e-mail -
feuped@fe.up.pt, manifestando o seu interesse em testar esta inovadora ferramenta, uma vez que o numero de participantes, por sessão, é limitado.

Em que consiste esta plataforma revolucionária de nível internacional?

A Ferramenta de Prototipagem Rápida de eBooks é uma ferramenta construída para apoiar o autor na estruturação de eBooks. O importante e inovador do resultado de um eBook construído por esta ferramenta é que a estrutura e o conteúdo estão devidamente separados da formatação. Falamos da tecnologia XML que constitui a base estrutural dos eBooks construídos pela FAE (Ferramenta de Apoio a eBooks) que confere a esta ferramenta um carácter inovador. A exportação dos eBooks construídos por esta ferramenta poderá ser adaptada a qualquer norma de publicação electrónica que se baseie em XML, seja epub (norma recentemente criada pela International Digital Publishing Forum - IDPF que normaliza o formato dos eBooks) ou SCORM (norma para conteúdos de eLearning).

O facto de ser uma ferramenta que recebe inputs directos dos próprios autores leva a que seja possível a constante actualização dos conteúdos bem como a sua reutilização. A ferramenta estará disponível online para permitir que os autores, em qualquer parte do mundo, consigam introduzir/actualizar conteúdos. Sendo esta aplicação um RIA (Rich Internet Application - Aplicação Web que emula o comportamento das aplicações Desktop, mas em ambiente Web), apenas se torna necessário um Web Browser para a utilizar.

O desenvolvimento desta ferramenta foi apresentado na conferência internacional IATUL 2006 - Embedding Libraries in Learning and Research, tendo obtido o prémio da melhor "comunicação". Para além da componente inovadora de nível internacional, no âmbito tecnológico, esta ferramenta ao permitir aos docentes produzir, a partir de um conjunto de materiais pedagógicos, diferentes versões de eBooks, de acordo com os diversos contextos de ensino/aprendizagem, transforma-se também num produto altamente inovador também a nível pedagógico.

Fonte:
Serviço de Documentação e Informação da FEUP

0 Comentários:

Arquivo

Categorias