sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Perspectivas em Ciência da Informação




  • Perspectivas em Ciência da Informação, periódico editado pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, acaba de lançar o seu novo número—v. 12, n. 3, 2007.
    Abaixo consta o sumário deste número; os artigos podem ser acessados no URL:
    http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/index
    Sumário:
    Editorial : Jorge Tadeu de Ramos Neves, Carlos Alberto Ávila Araujo
    Artigos:
    Análise cientométrica dos estudos bibliométricos publicados em periódicos da área de biblioteconomia e ciência da informação (1990-2005). Raymundo das Neves Machado.
    A Internet e a busca da informação em comunidades científicas: um estudo focado nos pesquisadores da UFSC. Marili Isensee Lopes, Edna Lúcia da Silva.
    Avaliação do acesso ao SINIMA – Sistema Nacional de Informação sobre o Meio-ambiente. Thiago Antunes da Silva.
    A funcionalidade e o desempenho do Portal de Periódicos da CAPES entre pesquisadores das áreas de Comunicação e Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Rodrigo França Meirelles, Raymundo das Neves Machado.
    Patrimônio histórico-cultural: critérios para tombamento de bibliotecas pelo IPHAN. Eduardo Ismael Murguia, Silvia Nathaly Yassuda.
    Paradigma atual da comunicação científica e introdução da revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) no canal eletrônico. Patrícia Rocha B. Bertin, Juliana Meireles Fortaleza, Allert Rosa Suhet.
    Perfil de usuários de biblioteca governamental: o caso do Ministério da Saúde. Tatiara Paranhos Guimarães.
    Revisões de Literatura:
    Meta-aprendizagem e Ciência da Informação: uma reflexão sobre o ato de aprender a aprender. Dulce Amélia de Brito Neves.
    Indicadores de desempenho para bibliotecas universitárias: definições e aplicações sob o ponto de vista da literatura. Terezinha das Graças Coletta, Henrique Rozenfeld.
    O trabalho do dirigente de unidades de informação sob diferentes perspectivas administrativas. Simone de A. R. Branício, Claudio M. de Castro Filho.
    Mais um anjo barroco? Uma revisão bibliográfica em antropologia da informação a partir de levantamento de textos através da ferramenta de busca Google. Nísio Teixeira.
    Relatos de Experiências:
    O espelho do tempo: uma viagem pelas estantes do acervo de obras raras da Biblioteca de Manguinhos. Georgina Gentil Rodrigues.
    Teses e Dissertações:
    Método de modelagem domínio-ontológica do Direito Positivo Brasileiro. Roberto Figueiredo Paletta de Cerqueira.
    Criação e compartilhamento de informação e conhecimento em aglomerações produtivas: o APL de móveis de Ubá - MG. 2007. Wilson José Vieira da Costa.
    As trocas informacionais e a produção de conhecimento: um estudo sobre as interações no ambiente das ‘ONGs’. Ronaldo Pereira Martins.
    O centro cultural como equipamento disseminador de informação: um estudo sobre a ação do Galpão Cine Horto. Luciene Borges Ramos.
    Estudo comparativo entre interfaces hipertextuais de softwares para a representação do conhecimento. Marcel Ferrante Silva.
    Gestão arquivística na era do cinema digital: formação de acervos de documentos digitais provindos da prática cinematográfica. Alessandro Ferreira da Costa.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias