sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

DataGramaZero de dezembro de 2007




A Internet de quinhentos milhões de computadores conectados e cerca de dez milhões de autores está livres dos editores e dos intermediários fatais. Isso traz para a informação uma recuperação de sua liberdade. Cada um, hoje, pode ser o seu próprio publicador e disponibilizar seus pensamento para julgamento de seus pares.
Há oito anos o DataGramaZero nasceu como fruto desta liberdade. Festejamos esta liberdade com nossa lista de cerca de 300 autores, das mais diferentes origens e tendências e procuramos semear esta intenção com responsabilidade."O trecho acima é uma parte do de Editorial do número de dezembro do DGZ.
O DataGramazero de dezembro traz os seguintes artigos:
1 - Fundamentos semânticos e pragmáticos da construção de instrumentos de representação de informaçãopor Nair Yumiko Kobashi Resumo: Discussão de aspectos semânticos e pragmáticos das linguagens de representação da informação. São analisadas as duas principais funcionalidades das referidas linguagens - representar o conhecimento inscrito e promover interação entre usuário e dispositivo - com base em teorias desenvolvidas na interrelação entre Ciências da linguagem e Organização do Conhecimento. Observa-se que as reflexões recentes sobre as linguagens documentárias incorporam aspectos políticos e éticos. Esses fatos podem ser sintomas de mudanças importantes nas reflexões sobre as linguagens de organização da informação, que acompanham a virada epistemológica que caracteriza os estudos contemporâneos da Organização do conhecimento e da informação.
2 - Los marcos legales de las bibliotecas nacionales: análisis comparativo aplicado a los Países Lusófonos por Fernanda Maria Melo Alves Resumo: El artículo discute la diversidad que caracteriza a la generalidad de las bibliotecas nacionales. Asimismo, se aborda la necesidad de legislar sobre las dichas instituciones. Y se estudia la propuesta de Lor al respecto de los parámetros considerados indispensables para la elaboración de sus marcos legales. A la luz de dicha propuesta, se establecen una serie de ítems que se aplican al análisis y comparación de los marcos legales de las Bibliotecas Nacionales de los Países Lusófonos.
3 - A ciência da informação na França e no Brasil por Viviane Couzinet e Edna Lúcia da Silva e Estera Muszkat Resumo: Análise do desenvolvimento da Ciência da Informação na França e no Brasil. Aborda as origens e as principais características da área nos dois países. Considera que, tanto na França como no Brasil, a área de Ciência da Informação apresenta dilemas e indefinições e busca um caminho para sua sustentação como campo teórico e cognitivo.
4 - Web semântica: uma investigação sob o olhar da Ciência da Informaçãopor Rogério Aparecido Sá Ramalho e Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti e Mariângela Spotti Lopes Fujita Resumo: No âmbito da gestão de recursos informacionais os modelos e métodos de organização e recuperação de informações sempre estiveram condicionados às tecnologias utilizadas.,Este artigo é uma discussão de literatura, de caráter interdisciplinar, com o objetivo de favorecer a “desmistificação” dos conceitos e tecnologias subjacentes ao projeto Web Semântica, avaliando em que medida a área de Ciência da Informação pode contribuir para sua concretização e ressaltando os reflexos das novas abordagens tecnológicas de representação e recuperação de recursos informacionais no corpus teórico da área de Ciência da Informação.
5 - As plataformas do conhecimento por Carlos NepomucenoResumo: O artigo pretende identificar e conceituar, através da história, as plataformas de conhecimento, sistemas hegemônicos, que têm como núcleo central tecnologias de informação e comunicação: a fala, a escrita, o livro impresso, o computador, a Internet e as atuais ferramentas colaborativas. Iremos detalhar as características, movimentos e entropias dessas plataformas e aplicar esse ferramental na passagem da plataforma do livro manuscrito ao impresso, como base para o estudo posterior da Internet.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias