quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Net substitui rapidamente a televisão




Uma em cada três pessoas no planeta tem um telefone móvel, o que perfaz cerca de 2000 milhões de utilizadores. Dentro de dois anos será uma em cada duas. Os meios de comunicação digitais por Internet ou telemóvel são os principais meios utilizados por pessoas até aos 55 anos para ocupar os tempos de lazer, à frente da televisão, rádio, jornais, revistas e cinema. Os menores de 18 anos dedicam aos meios digitais uma média de 14 horas semanais, ao passo que reservam apenas 12 para a televisão, seis para a rádio e duas para jornais, revistas e cinema.
--
Entre os 18 e os 54 anos, os meios digitais absorvem cerca de 16 horas, a televisão 13, a rádio oito, os jornais duas, as revistas outras duas e o cinema uma.
--
Apenas os maiores de 55 anos dedicam mais horas à televisão (16) do que aos meios digitais (8).
--
"O ritmo de crescimento da utilização de equipamentos ligados a recursos digitais ultrapassa o de qualquer outro meio de comunicação em toda a história", diz o relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT). "Estamos no meio de uma revolução digital", afirma Lara Srivastava, uma das autoras do relatório.
As linhas de telefone fixo demoraram 125 anos a ultrapassar os 1000 milhões de unidades instaladas, em 2001, ao passo que os telemóveis demoraram apenas 21 anos para atingir o mesmo número. Depois, as ligações fixas registaram uma evolução bastante lenta para chegar aos 1200 milhões de utilizadores, enquanto os telemóveis ganharam outros mil milhões de utilizadores em apenas três anos: "É notável esta duplicação em apenas três anos", afirma Tim Kelly, responsável da Unidade de Política e Estratégia da UIT.
--
[...]
--
Texto completo em Público.PT

0 Comentários:

Arquivo

Categorias