quinta-feira, 13 de abril de 2006

Símbolo de Ciência da Informação




Bom dia,

--

Hoje queria pedir a colaboração de todos, para que, entre “todos”, possamos desvendar algumas raízes da nossa área profissional, nomeadamente, as características simbolísticas da Ciência da Informação, ou das suas áreas associadas (Arquivística, Biblioteconomia, Documentação, etc.).

--

Penso que todos os profissionais da informação que já se formaram ou estão em vias de tal, devem ter alguma curiosidade em saber se existe algum símbolo do seu curso (ou área), qual a cor da pedra do anel? Se as demais áreas dispõem de elementos identificativos, porque é que nós, profissionais da informação, não dispomos de um símbolo que nos identifique, que nos caracterize e nos una como uma classe profissional de importância vital para a sociedade da informação?

--

Assim sendo, peço a todos os que puderem para enviar para os comentários desta mensagem ou para o meu e-mail, alguma pista, referência, notícia ou, simplesmente, a vossa opinião, pois entre todos pode ser que haja algum consenso.
--

Fico a aguardar pelas vossas contribuições.

--

Paulo Sousa
--
---------------------------------------
--
--

2 Comentários:

Anónimo disse...

Eu sou graduando em biblioteconomia e documentacao pela UFBA e tenho uma sugestao para o simbolo da ciencia da informcao, ja faz algum tempo e eu vi na internet, mas especificamente no orkut, uma comunidade destinada a discutir a ciencia da informacao e a sociedade da informacao, e eles tinham um simbolo que correspondia a uma @(arroba) bem grande escrita em times new roman, se vcs observarem bem a arroba forma as letras C e I de Ciencia da Informacao... E um simbolo simples mas que chama atencao, dai e so

Anónimo disse...

Gostaria de remeter-vos a um sítio que esclarece alguns desses pontos.

http://crb1.org.br/carreira/biblioteconomia/curiosidades.htm

Arquivo

Categorias