quinta-feira, 17 de novembro de 2005

GNUTECA : Sistema Brasileiro





Por Alexsandro Cardoso Carvalho

O GNUTECA - Sistema em software livre para a gestão de acervo, empréstimo, comunicação e colaboração para Bibliotecas, visa a elaboração de um sistema que conjugue funcionalidades para gerir acervos bibliográficos, controlar empréstimos, pesquisar em bases bibliográficas e administrar o sistema de forma local e remota. Promover maior agilidade e qualidade aos serviços prestados por bibliotecas através da criação um sistema integrado de administração de bibliotecas, totalmente desenvolvido com Software Livre.

Este sistema tem como paradigmas prover o fácil intercâmbio de informações com outros sistemas de Bibliotecas, mantendo-se dentro de normas internacionais ISO e também manter-se dentro do padrão internacional de catalogação MARC 21. Vislumbra ser um sistema abrangente e genérico para que molde-se a diferentes realidades, de difrentes bibliotecas, e sendo livre permite quaisquer tipos de adaptações sempre que necessárias.

A proposta do projeto GNUTECA é a criação de um novo sistema integrado de administração de Bibliotecas, totalmente desenvolvido com Software Livre, e que será distribuído também como Software Livre para toda e qualquer Instituição ou indivíduo que possa dele beneficiar-se. Além de atender todas as necessidades de administração de uma biblioteca, o GNUTECA deve ser construído dentro de padrões internacionais definidos para a catalogação de títulos, garantindo sua interoperabilidade com outros sistemas através de interfaces abertas e documentadas.

O projeto parte da concepção que todas as Bibliotecas que adotarem o sistema podem estar interligadas de alguma maneira (especialmente via Internet) e que o mesmo deve criar uma infra-estrutura de colaboração entre bibliotecários e demais funcionários das bibliotecas, evitando retrabalhos desnecessários. Por exemplo, uma vez feita a catalogação de um título em uma Biblioteca, tal catálogo pode ser "importado" para o sistema de outra biblioteca que adquira o mesmo título.

Assim, pretende-se com o desenvolvimento e implantação deste projeto promover benefícios não apenas à Biblioteca da UNIVATES, mas também às de outras Instituições.

Visite o website do Projeto

Fonte: Biblioteca livre

0 Comentários:

Arquivo

Categorias