quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Apresentações do seminário avançado Porbase - TEL




No dia 10 Fevereiro 2005, realizou-se o seminário avançado Porbase - TEL.
"A PORBASE - Base Nacional de Dados Bibliográficos é a base de dados colectiva de mais de 150 bibliotecas Portuguesas. Esta base está disponível para pesquisa livre na Internet, contando mais de um milhão de registos bibliográficos e de três milhões de registos de itens. A entidade coordenadora deste serviço é a Biblioteca Nacional.

A iniciativa TEL - The European Library tem como objectivo o desenvolvimento de um portal agregando todas as bibliotecas nacionais dos países membros do Conselho da Europa. Neste portal será possível vir a pesquisar as bases bibliográficas dos participantes, e aceder ainda à suas colecções digitais ou digitalizadas. A primeira fase do serviço, em desenvolvimento, conta com a participação das bibliotecas nacionais de Portugal, França, Inglaterra, Itália, Alemanha, Finlândia, Holanda, Eslovénia e Suiça.

O portal TEL poderá vir a ser ainda utilizado por outros serviços, como a B-on, Google, etc., como um ponto consolidado de acesso aos recursos dos seus participantes."

Ao aceder ao site de apresentação do seminário pode encontrar as apresentações elaboradas por alguns dos seus membros ou de serviços nacionais que estejam asssociados a esta iniciativa.

Informação cedida pelo prof. da informação: André Rodrigues Viana
Funcionário da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, Matosinhos

0 Comentários:

Arquivo

Categorias