sábado, 30 de julho de 2005

Nova Licenciatura em Ciência da Informação




No passado dia 14 de Abril, o governo da República, através do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, aprovou e homologou o Curso de Ciência da Informação da Universidade Autónoma de Lisboa , que passou assim a ser a primeira universidade privada do País e a única em Lisboa a possuir no seu portfólio de graduações esta inovadora Licenciatura, existente, com esta designação e semelhança de plano de estudos, apenas na Universidade do Porto .
--
[...] Na sequência do impacto das tecnologias de informação e comunicação na área das Ciências Documentais, vem-se assistindo a uma tendência (mais visível nos Estados Unidos e em alguns países da América Latina) para substituir as tradicionais denominações “Biblioteconomia e Documentação” e “Ciências Documentais” por “Ciências da Informação” ou, simplesmente, “Ciência da Informação”. Esta mudança de paradigma, em que o objecto de estudo “documento” dá lugar ao objecto de estudo “informação” implica que as disciplinas tradicionais como a Arquivística e a Biblioteconomia só têm razão de ser como saberes aplicados dentro do campo científico da “Ciência da Informação”.
A formação essencialmente técnica do conjunto já muito substancial de técnicos superiores que trabalham em arquivos, bibliotecas e centros de documentação na administração central, local, na rede de arquivos e bibliotecas e em empresas privadas, de acordo com esta nova realidade, está mais ajustada ao perfil de um “profissional da informação”, “especialista em informação” ou gestor da informação. [...]
--
Apresentação completa:

0 Comentários:

Arquivo

Categorias