quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Obituário: F. W. Lancaster





Faleceu em 25 de agosto passado o Professor F.W. Lancaster, docente emérito da Graduate School of Library and Information Science da Universidade de Illinois . O Professor Lancaster deixou a sua esposa Cesaria, cinco filhos e treze netos.

Ele era membro da British Library Association desde 1955; em 1959 imigrou para os Estados Unidos onde iniciou um importante trabalho na National Library of Medicine tendo inclusive feito um estudo de avaliação do seu sistema de base de dados (MEDLARS)

Em 1970 ingressou como professor de Biblioteconomia na Universidade de Illinois, tendo lecionado até 1992.

Durante a sua carreira lecionou disciplinas ligadas a recuperação da informação, bibliometria, organização bibliografia e avaliação de serviços bibliotecários e de informação. Foi editor da revista Library Trends no período de 1986-2006.

Lancaster é reconhecido internacionalmente como um dos lideres nas áreas de biblioteconomia e ciência da informação; escreveu 15 livros e mais de uma centena de artigos. Também realizou inúmeras consultorias para a UNESCO e Nações Unidas.

No Brasil lecionou no IBICT, na UFMG e na UnB.

Dentre os seus livros publicados são destaques:

 

LANCASTER, F. Wilfrid. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1996. 356 p.

 

LANCASTER, F. Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1991. 347 p. ISBN 8585637013

 

LANCASTER, F. Wilfrid. Information retrieval systems: characteristics, testing and evaluation. 2. ed. New York: John Wiley, 1968. 381 p

 

LANCASTER, F. Wilfrid. Libraries and the future: essays on the library in the twenty-first century. New York: Haworth Press, 1993. 195 p

2 Comentários:

Gilda Queiroz on 15 setembro, 2013 disse...

Como lamento a perda de Lancaster! Ele influenciou de maneira profunda a minha carreira e a de muitos outros bibliotecários brasileiros, principalmente dos que tivemos a sorte de ser orientados por ele no Mestrado do IBICT.

Murilo Cunha on 19 setembro, 2013 disse...

Gilda,
Concordo plenamente com você, foi uma grande perda para a biblioteconomia mundial.
Murilo Cunha

Arquivo

Categorias