terça-feira, 28 de agosto de 2012

Novo número: Encontros Bibli





Acaba de ser publicado o v. 17, n. 1, 2012, da revista “Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação”.

Os textos completos dos artigos estão disponíveis no URL: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/issue/view/1897

Sumário:

·         Editorial (i-iv). Dulce Amélia de Brito Neves, Mariângela Spotti Fujita.

Artigos:

·         Ações para competências em informação no ciberespaço: reflexões sobre a contribuição da metacognição (1-23). Gustavo Henrique de Araujo Freire, Isa Maria Freire.

·         Aproximações entre o processo de adaptação de Piaget e os modos de conversão do conhecimento de Nonaka & Takeuchi (24-39). Marina Ferreira de Castro Wille, Regina Alves de Morais Marques, Helena de Fátima Nunes Silva, Tânia Stoltz, Verônica Branco.

·         Conceitos de informação e texto nas abordagens do ponto de vista cognitivo na ciência da informação e do processamento da informação na psicologia cognitiva – uma visão interdisciplinar (40-66). Shirley Guimarães Pimenta.

·         O contexto sociocognitivo do indexador no processo de representação temática da informação (67-86). Vera Regina Casari Boccato.

·         Contribuição das ciências cognitivas e da ciência da informação para representação da informação: proposta para utilização na construção de biblioteca virtual temática em saúde (87-109). Leandro Guedes da Fonseca, Iara Rodrigues de Amorim, Regina Goulart Lourenço, Jorge Calmon de Almeida Biolchini.

·         A intervenção humana na qualificação de processos de data mining: estudo de caso em uma base de dados hipotética (110-124). Juliano Tonizetti Brignoli, Egon Sewald Junior, Viviane Brandão Miguez, Neri dos Santos, Fernando Spanhol.

·         Ontologia: ambiguidade e precisão (125-141). Marcelo Schiessl, Marisa Bräscher.

·         Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades (142-168). Aida Varela, Marilene Lobo Abreu Barbosa.

·         O uso da informação no âmbito acadêmico: o comportamento informacional de pós-graduandos da área de educação (169-187). Helen de Castro Silva Casarin, Etiene Siqueira de Oliveira.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias