terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cadastro das bibliotecas brasileiras


0 Comentários


Conheça as bibliotecas do seu Estado e da sua cidade que fazem parte do Cadastro Nacional de Bibliotecas da Biblioteca Nacional. A busca pode ser feita pelo nome do Estado, cidade, tipo de biblioteca (pública, universitária, especializada, comunitária, escolar, ponto de leitura, sala de leitura), número do CPF ou do CNPJ, razão social da instituição mantenedora ou pelo nome da biblioteca. Também é possível utilizar o filtro de busca

Clicando no nome da biblioteca são fornecidos os seus dados básicos: nome da biblioteca, CNPJ, e-mail, telefone, endereço, nome do responsável, e-mail do responsável.

Em 28 de agosto de 2012 estavam registradas 5.289 bibliotecas. Agora, com a existência desse cadastro será possível realizar uma análise crítica da verdadeira situação das nossas bibliotecas. Esse cadastro pode se transformar num manancial de dados para a pesquisa bibliotecária.

Maiores detalhes no URL:


Murilo Cunha

Novo número: Encontros Bibli


0 Comentários


Acaba de ser publicado o v. 17, n. 1, 2012, da revista “Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação”.

Os textos completos dos artigos estão disponíveis no URL: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/issue/view/1897

Sumário:

·         Editorial (i-iv). Dulce Amélia de Brito Neves, Mariângela Spotti Fujita.

Artigos:

·         Ações para competências em informação no ciberespaço: reflexões sobre a contribuição da metacognição (1-23). Gustavo Henrique de Araujo Freire, Isa Maria Freire.

·         Aproximações entre o processo de adaptação de Piaget e os modos de conversão do conhecimento de Nonaka & Takeuchi (24-39). Marina Ferreira de Castro Wille, Regina Alves de Morais Marques, Helena de Fátima Nunes Silva, Tânia Stoltz, Verônica Branco.

·         Conceitos de informação e texto nas abordagens do ponto de vista cognitivo na ciência da informação e do processamento da informação na psicologia cognitiva – uma visão interdisciplinar (40-66). Shirley Guimarães Pimenta.

·         O contexto sociocognitivo do indexador no processo de representação temática da informação (67-86). Vera Regina Casari Boccato.

·         Contribuição das ciências cognitivas e da ciência da informação para representação da informação: proposta para utilização na construção de biblioteca virtual temática em saúde (87-109). Leandro Guedes da Fonseca, Iara Rodrigues de Amorim, Regina Goulart Lourenço, Jorge Calmon de Almeida Biolchini.

·         A intervenção humana na qualificação de processos de data mining: estudo de caso em uma base de dados hipotética (110-124). Juliano Tonizetti Brignoli, Egon Sewald Junior, Viviane Brandão Miguez, Neri dos Santos, Fernando Spanhol.

·         Ontologia: ambiguidade e precisão (125-141). Marcelo Schiessl, Marisa Bräscher.

·         Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades (142-168). Aida Varela, Marilene Lobo Abreu Barbosa.

·         O uso da informação no âmbito acadêmico: o comportamento informacional de pós-graduandos da área de educação (169-187). Helen de Castro Silva Casarin, Etiene Siqueira de Oliveira.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Brasil: 122 portais com periódicos eletrônicos


0 Comentários


Neste mês o número de portais de periódicos eletrônicos brasileiros que usam o SEER registrados no portal do Ibict chegou a 122. São 19 no Centro-Oeste, 16 no Nordeste, 5 no Norte, 46 no Sudeste e 36 no Sul.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Biblioteca pública vai abrir em Bissau


0 Comentários


Fonte: Agência Angola Press. Data: 10/08/2012.

URL: www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/africa/2012/7/32/Biblioteca-publica-vai-abrir-Bissau-com-mil-livros,7975fa88-633a-45e2-8f93-5f8403783245.html

A primeira biblioteca pública de Bissau vai abrir nas próximas três semanas pela mão de cinco voluntários da organização "Afectos com Letras" que "na bagagem" levam 13 mil livros recolhidos em Portugal, anunciou a instituição.

O projecto nasceu em Dezembro quando, durante uma missão na Guiné-Bissau, a associação recebeu o desafio do ministro guineense da Educação: "Convidou-nos a fazer uma biblioteca na cidade de Bissau, porque não há nenhuma biblioteca pública", contou à Lusa a presidente da associação sedeada em Pombal.

Joana Benzinho explicou que a organização lançou então uma campanha de recolha de livros - que contou com o apoio da biblioteca municipal de Pombal, da rede de bibliotecas escolares e de câmaras e bibliotecas do país -- e entre 25 de Março e 25 de Junho foram recolhidos 13 mil livros.

"Foram todos catalogados pelos técnicos da rede de bibliotecas de Pombal" e estão agora a chegar a Bissau, num contentor que leva ainda estantes e 10 computadores oferecidos pela empresa JP Sá Couto, contou a responsável.

Na próxima segunda-feira, cinco voluntários da associação chegam a Bissau e, ao longo das próximas três semanas, contam montar a biblioteca nas instalações cedidas pelo Instituto Politécnico Benhoblô e deixá-la a funcionar até ao fim do mês.

Entre os livros enviados vão "muitos livros infantis, muita literatura portuguesa, romances estrangeiros e enciclopédias", assim como alguns livros em francês, "dado o contexto regional da Guiné-Bissau, rodeada por países francófonos".

Muitos são livros novos, oferecidos por editoras que se associaram à "Afectos com Letras", mas também há livros em segunda mão, dados por particulares e sujeitos a uma triagem: "Queremos fazer uma biblioteca em condições, não um depósito de livros antigos e em mau estado", sublinhou Joana Benzinho.

A biblioteca ficará a cargo de um funcionário, que receberá apoio e formação contínua por vídeo-conferência a partir da Biblioteca Municipal de Pombal.

Em Dezembro, a associação conta levar a Bissau técnicos da biblioteca de Pombal para dar formação, de forma a dinamizar a biblioteca guineense com actividades como a hora do conto ou o cantinho da criança, e até lá vai continuar a recolher livros em Portugal.

"É um projecto que não se esgota com a abertura da biblioteca. Queremos continuar a alimentá-la com livros e a dar qualidade ao espaço", disse Joana Benzinho.

Para quem queira contribuir com livros, basta entregá-los na sede da organização, em Pombal, ou na Biblioteca Municipal da cidade.

Criada em Setembro de 2009, a Afectos com Letras, Associação para o Desenvolvimento pela Formação, Saúde e Educação tem como missão a melhoria das condições de vida das crianças da Guiné-Bissau.

A Biblioteca Pública resulta de uma parceria da "Afectos com Letras" com a Rede de Bibliotecas de Pombal, as Bibliotecas Escolares e o Instituto Politécnico Benhoblô, em Bissau.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Biblioteca vai emprestar i-Pad


1 Comentários


Fonte: Jornal de Noticias (Portugal).

URL: http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Leiria&Concelho=Batalha&Option=Interior&content_id=2690536

A Biblioteca Municipal da Batalha vai emprestar equipamentos iPad aos utentes, a partir de janeiro de 2013, e desafiar, no próximo mês de setembro, idosos do concelho a escreverem livros eletrónicos, anunciou o presidente da autarquia, António Lucas.

As duas iniciativas integram o projeto "E-leituras" - Ler, Ouvir e Saber, aprovado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e cujo custo está estimado em seis mil euros.

O projeto arranca em setembro, em três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com 70 idosos: Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Batalha, Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do Fetal e Centro Social e Paroquial de São Mamede.

Os utentes vão ser encorajados a escreverem, em cada uma das IPSS, um livro eletrónico, sendo feita uma recolha de lendas e tradições relativas ao local em que está inserida a instituição.

Outro dos objetivos do projeto passa por familiarizar os idosos com as novas tecnologias, através do iPad, e transformá-los em potenciais leitores de livros eletrónicos, que serão disponibilizados no início de 2013 pela Biblioteca Municipal da Batalha. "A ideia é simples: conseguir que cada vez mais pessoas leiam cada vez mais", sintetizou o presidente da autarquia.

O livro eletrónico, que integrará histórias de origem popular e tradicional, deve estar concluído em meados de novembro, passando a englobar uma lista de outros livros, no mesmo formato, que a biblioteca disponibilizará gratuitamente a partir de janeiro, através do empréstimo de iPad.

Os 7300 leitores ativos da Biblioteca Municipal da Batalha, que agrega ainda o Pólo de São Mamede e a Biblioteca Itinerante, terão numa fase inicial, com este projeto, acesso a oito iPad, mediante uma caução cujo valor ainda não foi fixado, durante um período máximo de duas semanas.

Seis destes computadores portáteis - que vão funcionar como leitores de livros eletrónicos - são financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian e dois pela Câmara da Batalha.

O "E-leituras" - Ler, Ouvir e Saber pretende "obter junto dos públicos um resultado consistente no que toca à partilha e ao convívio inter-geracional, fomentando a leitura e a escrita em novos suportes multimédia", segundo o documento que fundamenta a candidatura aprovada pela Gulbenkian.

Desde junho que a Biblioteca Municipal da Batalha integra a rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO.

A biblioteca dinamiza projetos como o da leitura inclusiva - apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian - e o do Biblioclube 24, que consiste num serviço de empréstimo automatizado de livros, que se encontram disponíveis dentro de uma máquina, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Curso Biblioteca Escolar


0 Comentários

Está aberta a 2ª fase de candidaturas ao Curso de Especialização Pós-Graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares, da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Politécnico do Porto (IPP), que decorre de 3 de agosto a 14 de setembro 2012.
O Curso de Especialização Pós-Graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares enquadra-se numa área de formação convergente no que concerne à gestão de organizações informacionais de natureza educacional, pois adota uma abordagem holística da Ciência da Informação e da Educação. A interação destas duas áreas, completadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação garantem, por um lado, a adequabilidade ao atual contexto e, por outro, a qualidade das competências a adquirir.
Especialização Pós-Graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares destina-se a Professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário e Educadores de infância que desempenhem ou pretendam desempenhar funções no âmbito das bibliotecas escolares, Bacharéis ou Licenciados em qualquer área que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos para o exercício de funções no âmbito das bibliotecas escolares. O Curso de Especialização Pós-Graduada em Gestão de Bibliotecas Escolares destina-se preferencialmente a candidatos que estejam qualificados profissionalmente para a docência ou que tenham prática de ensino.
O curso irá funcionar, a partir de início de Outubro de 2012 até Julho de 2013, à Sexta-feira em horário pós-laboral e ao Sábado de manhã.
O plano curricular está organizado em dez módulos que variam entre as 24 horas e 32 horas letivas. Para informações mais detalhadas ver o prospeto em anexo ou consultar a página Web: http://www.eseig.ipp.pt/eseig/index.php/pt/cursos/pos-graduacoes/gestao-de-bibliotecas-escolares

Para qualquer esclarecimento adicional, por favor, enviar e-mail para: pggbe-eseig@eu.ipp.pt ou sec.posgraduacao@eseig.ipp.pt ou servicos.academicos.eseig@eu.ipp.pt

Arquivo

Categorias