sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lançado o DOAB: Directory of Open Access Books





O OAPEN (Open Access Publishing in European Networks) tem o prazer de anunciar o lançamento do Diretório de Livros de Acesso Aberto (www.doabooks.org), um serviço de descoberta para livros revisados por pares publicados sob uma licença Open Access.
O DOAB fornece um índice pesquisável para a informação sobre estes livros, com links para os textos completos das publicações no site da editora ou repositório.
O principal objetivo do DOAB é aumentar o descobrimento dos livros de acesso aberto. Editoras acadêmicas são convidadas a fornecer os metadados de seus livros de Acesso Aberto para o DOAB. Estes metadados serão coletados via harvesting (coleta automática), a fim de maximizar a visibilidade, difusão e impacto.
No início do serviço há pouco mais de 20 editores que participam com cerca de 750 livros de Acesso Aberto e novas publicações e livros serão adicionados nos próximos dias.
Os editores que desejarem participar do DOAB podem encontrar mais informações em http://www.doabooks.org/doab?func=forPublishers.
O DOAB foi lançado em uma versão Beta para permitir o feedback dos usuários e o desenvolvimento adicional do serviço. Nós esperamos aumentar consideravelmente o número de editores e livros em acesso aberto no DOAB nos próximos meses e, assim, criar um recurso valioso para a comunidade acadêmica e público interessado.
O Diretório de Livros Open Access é provido pela OAPEN Foundation em cooperação com SemperTool. A Fundação OAPEN é uma iniciativa internacional dedicada à publicação de monografias em acesso aberto, com base na Biblioteca Nacional em Haia (Holanda). O DOAB foi desenvolvido em estreita colaboração com Lars Bjørnshauge e Baker Salam Shanawa (Diretor da SemperTool), que também foram responsáveis pelo desenvolvimento do Directory of Open Access Journals (DOAJ).

Para mais informações, entre em contato com Eelco Ferwerda, Diretor da Fundação OAPEN, e.ferwerda@oapen.org, +31(0)629565168.

Fonte:
http://doabooks.org/doab?func=news&nId=2&uiLanguage=en 12/04/2012

0 Comentários:

Arquivo

Categorias