sábado, 31 de março de 2012

Curso de Gestão de Bibliotecas Digitais


0 Comentários


Atividades reunirão abordagens teórica e prática do tema

Até 15 de junho, estão abertas as inscrições para o 1º curso de gestão de Bibliotecas Digitais. O evento acontece de 2 a 6 de julho no Auditório Machado de Assis e no Laboratório de Digitalização, na Biblioteca Nacional. São 60 vagas disponíveis para a atividade, que acontece de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h30. Além de embasamento teórico, o curso oferece abordagem prática, onde o aluno poderá vivenciar in loco o processo de trabalho da BNDigital.

Durante uma semana, serão discutidos os principais conceitos e práticas relacionados à criação e gestão de bibliotecas digitais. Além disso, padrões e tecnologias envolvidos nos processos de digitalização, armazenagem e preservação digital estão entre os temas do curso. A atividade é voltada para profissionais da área de informação, tais como bibliotecários, arquivistas, museólogos e analistas de sistemas. Os alunos com mais de 75 porcento da carga horária cumprida receberão certificado de participação.

O uso de ferramentas de software livre na criação de Bibliotecas Digitais e a capacitação para planejamento e gerenciamento de informações em meio digital também estão entre os objetivos da atividade. O valor do curso é 500 reais. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail bndigital@bn.br e nos telefones (21) 2220-4281 e 3095-3954.

Acesse o site da Biblioteca Nacional Digital para conferir a programação e baixar ficha de inscrição

1º curso de gestão de Bibliotecas Digitais

De 2 a 6 de julho na Biblioteca Nacional

Inscrições até 15 de junho

Informações: bndigital@bn.br e nos telefones (21) 2220-4281 e 3095-3954

Curso: Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação


0 Comentários


A Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação (CTDI), da ESEIG/IPP, organiza este ano o seu VI Encontro, celebrando simultaneamente o 10º aniversário do Curso.

O VI Encontro CTDI será de reflexão sobre as realidades e os desafios da formação e do contexto profissional da Ciência da Informação.

Poderá consultar o programa pormenorizado e efetuar a sua inscrição em http://www.eseig.ipp.pt/seminarios/ctdi2012/

Para esclarecer qualquer dúvida, envie um e-mail, por favor, para ctdi2012@eu.ipp.pt

Contamos coma sua presença no próximo dia 3 de Maio 2012, no Auditório da ESEIG,em Vila do Conde.

A Comissão Organizadora,

Ana Lúcia Terra

Anabela Novais

Cândida Silva

Lino Oliveira

Evento: Informação e Inovação


0 Comentários


Tefko Saracevic será o conferencista de abertura do Seminário sobre Informação e Inovação, organizado pelo PPGCI da UFRJ-Ibict no Rio de Janeiro. O tema da conferência de abertura será Recursos Inovadores de Informação para Qualidade de Vida e Sustentabilidade.

O evento será realizado na cidade do Rio no período de 09 a 11 de maio de 2012. O Seminário tem como temática central a relação entre Informação e Inovação, em seus múltiplos aspectos, com o objetivo de promover o debate e o desenvolvimento das questões relativas às políticas, iniciativas e empreendimentos em distintos setores de atividades do país.

Os conteúdos temáticos do evento foram definidos com base nas áreas estratégicas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, agregados em três campos:

Energia e Desenvolvimento

Saúde e Qualidade de Vida

Ambiente e Sustentabilidade

Maiores informações em http://www.ppgci.ufrj.br/



sexta-feira, 30 de março de 2012

Biblioteca Sonora do Porto comemora 40 anos


0 Comentários



Fonte: RTP Noticias. Data: 26/03/2012.

URL: www.rtp.pt/noticias/index.php?article=539204&tm=4&layout=123&visual=61

Autora: Graça Rocha.

A Biblioteca Sonora do Porto completou 40 anos. A iniciativa que foi pioneira inspirou-se na experiência da “Students Tape Library” do Royal National Institute for the Blind, do Reino Unido.

Este serviço representa há quatro décadas o principal apoio de leitura às pessoas portadoras de deficiência visual e tem proporcionado a várias gerações de cegos e amblíopes o acesso a livros gravados, alguns dos quais já disponibilizados em linha no catálogo coletivo das bibliotecas municipais do Porto.

A história da Biblioteca Sonora do Porto é mostrada numa exposição documental patente no claustro da Biblioteca Municipal do Porto até 30 de abril.


quarta-feira, 28 de março de 2012

Bibliotecários recebem homenagem em Brasília (DF)


1 Comentários

A Câmara Legislativa do Distrito Federal, em Brasília, realizou sessão solene na última segunda-feira (26 de março de 2012) em homenagem ao Dia do Bibliotecário (comemorado no Brasil no dia 12 de março).


A solenidade aconteceu no Plenário da Casa, a partir das 10h e contou com dezenas de representantes da categoria.

A homenagem foi proposta pelo deputado Joe Valle (PSB). O deputado destaca que o perfil do bibliotecário inclui competências para preservar registro de informações, organizar e tratar documentos em diversas mídias, além de disseminar informações aos usuários.
Há 50 anos foi sancionada a Lei 4.084, de 30 de junho de 1962, que "dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula o seu exercício". Neste mesmo ano foi criada a Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal e iniciados os estudos para implantação do curso de Biblioteconomia na Universidade de Brasília (UnB), que seria criado em 1965.

A cerimônia foi bastante prestigiada. Na mesa estavam o Deputado Joe Valle e representantes da Faculdade de Ciência da informação da Universidade de Brasília (UnB), Instituto Brasileiro de informação em Ciência e Tecnologia (BICT), Associação de Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF), Subsecretaria de Políticas do Livro e da Leitura da Secretaria de Cultura do DF, Conselho Regional de Biblioteconomia 1a. Região (CRB-1), Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Embaixada Americana em Brasília e do Projeto Bibliotecas  Casa do Saber.

Também discursou na plenária o deputado Agaciel Maia. Nas discussões comentou-se sobre a falta de investimento nas bibliotecas públicas do Distrito Federal (veja mais em: http://www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/bibliotecas-publicas-estao-esquecidas-dizem-profissionais).

Ao final da cerimônia foram entregues pela Câmara Legislativa Moções de Louvor "pelos relevantes serviços prestados ao Distrito Federal" aos homenageados. Dentre eles estavámos o Professor Murilo Bastos da Cunha e Michelângelo Viana.

terça-feira, 27 de março de 2012

Bibliotecas são mais procuradas pelos filmes do que pelos livros


0 Comentários


Fonte: O Mirante (Portugal). Data: 22/03/2012.

URL: http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=540&id=82190&idSeccao=9025&Action=noticia

As estatísticas dizem que se lê pouco em Portugal. O concelho de Benavente é excepção?

Não acho que se leia pouco. Nos últimos tempos temos tido mais procura nas bibliotecas, não sei se será por causa da crise. Temos muitos leitores dos periódicos que até nos dizem que gostariam de ter mais coisas disponíveis. Se tivéssemos mais jornais, teríamos certamente mais leitores.

O orçamento municipal para a compra de livros, jornais e outros materiais para as bibliotecas diminuiu. Chegam ofertas das editoras ou de outras instituições regularmente às bibliotecas?

O ano passado recebemos uma colecção belíssima do Manuel Cintra Ferreira que já está disponível. Há uns dias, um jovem veio doar uns filmes porque disse que não os ia ver mais vezes. Vamos tendo assim algumas doações pontuais. Depois recebemos as edições próprias que algumas câmaras vão realizando.

As bibliotecas estão abertas no horário normal de quem trabalha. Deve ser difícil ter leitores que não sejam estudantes ou reformados.

É verdade que temos muitos estudantes e reformados. Mas também temos muitas visitas de pessoas entre os 35 e 50 anos que vêm à hora do almoço. São leitores que trabalham por perto ou na própria câmara. Muitos até começam a ver um filme que depois ficar reservado para continuarem a ver no dia seguinte.

As mediatecas que começaram a surgir como complemento das bibliotecas ficaram rapidamente ultrapassadas com a vulgarização da internet e da televisão por cabo. Isso não está a acontecer por aqui?

Os filmes têm aqui um empréstimo brutal, talvez mais do que os livros. Temos casais que quando chega a sexta-feira vêm buscar filmes para o fim-de-semana com regularidade. Ou avós com os netos. Os filmes têm proporcionado uma boa dinâmica às bibliotecas.

Qual o peso da literatura infantil e juvenil no conjunto dos livros disponibilizados nas vossas bibliotecas?

Temos mais infantil do que juvenil. No ano passado tivemos uma procura imensa de “Os Lusíadas de Luís de Camões contados às crianças”, de João de Barros. Estava esgotado nas livrarias e os nossos sete exemplares andavam sempre em circulação. Optámos recentemente por separar a área do juvenil e colocá-la numa sala independente, onde também está um computador e uma mesa para os trabalhos de grupo.

Como é que conseguem manter o silêncio na biblioteca com os trabalhos de grupo?

Tentamos desmistificar essa ideia do silêncio. Se as pessoas falarem normalmente, não vão perturbar ninguém. É claro que não aceitamos gritos, mas é preciso encontrar um equilíbrio para que também haja vida nas bibliotecas.

Quem é que aprova as compras de livros para a biblioteca? Qual a política de escolha?

Um dos princípios é sempre a aquisição de livros de conhecimento, em áreas onde temos mais lacunas, mas na grande maioria das vezes esses não são os livros mais procurados. As sugestões dos nossos leitores recaem sempre na área da ficção. Tentamos sempre que possível satisfazer as necessidades dos leitores. No infantil vamos comprando os livros que precisamos para as nossas actividades. Eu apresento geralmente a lista de livros a comprar à autarquia, que não coloca entraves.

Que livros é que têm pedido mais?

Depende das modas. Tivemos a fase do Paulo Coelho e a da Nora Roberts que ainda continua a ser muito pedida. Quando saiu a série dos vampiros Twilight, da Stephenie Meyer, tínhamos uma longa reserva dos livros. Eles entravam na biblioteca e nem tínhamos tempo de os guardar nas estantes.

A biblioteca tem todos os livros da autoria de José Saramago? E do António Lobo Antunes?

Não, não temos todos porque não têm sido muito procurados. Herdámos todo o catálogo excelente da Gulbenkian e a partir daqui vamos adquirindo consoante as nossas possibilidades e necessidades. Não podíamos ter dez pessoas a pedirem-nos um livro e nós comprarmos um Saramago que ninguém pediu. O que queremos é que as pessoas venham.

Não tentam também ajudar a diversificar os gostos, dando novas sugestões?

De vez em quando lá sugerimos alguns livros, mas regra geral os nossos leitores quando vêm à biblioteca sabem muito bem o que querem.

A biblioteca não disponibiliza online uma lista dos livros nem sequer tem um site. É possível a um leitor telefonar a perguntar se está disponível determinado livro?

Sim, pode ligar e nós até o reservamos. Temos também um blog onde vamos colocando as nossas actividades e novidades.

Na era das redes sociais, como é que ainda não têm página no Facebook?

Não temos Facebook porque durante o serviço não temos acesso a esta rede. Não faz sentido criar algo que depois não posso actualizar durante o meu horário de trabalho.

É possível trazer o computador portátil para trabalhar na biblioteca. Há internet wireless acessível?

Só na de Benavente. Em Samora temos o espaço internet no mesmo edifício, mas estamos a tentar resolver o problema porque quem leva o computador portátil está sempre a pedir-nos a internet sem fios.

O escritor Jorge Luís Borges (já falecido) quando foi director da biblioteca de Buenos Aires dizia que ficava feliz quando os funcionários lhe vinham dizer que alguém tinha roubado um livro porque isso significava que era alguém com grande vontade de ler. Ainda há quem roube livros nas bibliotecas?

Estamos agora numa fase de avaliação da colecção e reparamos que falta um ou outro livro, mas nada de alarmante. Nós criamos um “cantinho da leitura” nas escolas do pré-escolar do concelho e todos os anos registamos perdas. Se não tiver nenhuma perda não vale a pena gastar aquele dinheiro porque mostra que ninguém se interessou por eles. É claro que concordo com o Borges, mas é preciso regras senão ficávamos sem livros. Tivemos um senhor que perdeu um livro e trouxe logo três para substituir. Isso para mim é de louvar.

Os “serões na biblioteca” que costumam organizar uma vez por mês não costumam ter mais de meia dúzia de pessoas. Vão continuar a realizá-los?

O que as pessoas querem são pessoas conhecidas. Quando tivemos aqui a apresentação do livro do Manuel Ribeiro, dos UHF, esgotámos os lugares da biblioteca. De resto, costumam vir sempre o mesmo núcleo de pessoas. Não podemos desistir e entregar o ouro ao bandido. Temos de continuar a criar para trazer cada vez mais gente às bibliotecas. Os poucos que vêm merecem sempre o trabalho que realizamos.

Um dia, no futuro, com a difusão do ebook, as bibliotecas públicas vão desaparecer como já desapareceram os clubes de vídeo?

Não acho nada agradável estar a ler num ebook, embora lhe reconheça enormes vantagens. Mas não tem o cheiro do papel, nem é possível marcar. Penso que as bibliotecas vão continuar nos mesmos moldes, mas vão passar a acolher novos conteúdos.

Uma leitora apaixonada pelo tema da saúde pública

Sandra Ferreira, de 37 anos, mora em Benavente, terra onde nasceu. Tirou o curso de História na Universidade de Coimbra e durante um ano deu aulas numa vila de Coimbra. A experiência foi tão forte que ainda hoje recorda com saudosismo muitos dos seus alunos. Mal regressou a Benavente acabou por entrar como directora para as bibliotecas municipais do concelho. Sempre gostou de ler e recorda um livro sobre o Titanic que ia consultar vezes sem conta na antiga biblioteca de Benavente. Quando tem tempo livre gosta de ir ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo ou à Biblioteca Nacional pesquisar sobre a área da saúde pública. Gosta de perceber a evolução e as opções políticas que foram sendo tomadas ao longo do tempo. Destaca o “Eurico, o Presbítero”, de Alexandre Herculano como um dos livros da sua vida. Dos autores mais contemporâneas gosta de Umberto Eco.

Lançamento: "Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem”


0 Comentários


A Professora Kelly Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque, da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, estará lançando em 30/3/2012, sexta-feira, às 10 horas, o livro : "Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem".
Nota do blog: o documento está disponível no URL: http://leunb.bce.unb.br/handle/123456789/22

segunda-feira, 26 de março de 2012

Literatura brasileira para download


0 Comentários


João do Rio, Euclides da Cunha, José Veríssimo e Lima Barreto são apenas alguns dos nomes consagrados da literatura brasileira, que têm obras para download no site da Biblioteca Nacional Digital. Além das obras em PDF disponíveis gratuitamente, a BN Digital traz curiosidades como manuscritos digitalizados de Cecília Meireles, Adélia Prado e Carlos Drummond de Andrade. Leituras imperdíveis a um clique.

Para busca acesso o endereço: http://bndigital.bn.br

Evento: Cartografia Ibérica


0 Comentários


segunda-feira, 19 de março de 2012

e-books vs livros físicos


0 Comentários

De quando em vez chegam novas informações sobre as vantagens ou desvantagens dos e-books em relação aos livros físicos. O artigo chega da americana TIME e tem o título Do E-Books Make It Harder to Remember What You Just Read?

sexta-feira, 16 de março de 2012

Workshop Nacional sobre o Koha


0 Comentários

No dia 20 de Abril de 2012 a KEEP SOLUTIONS irá organizar uma Workshop Nacional sobre o Koha, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, o qual já utiliza a solução de gestão integrada de bibliotecas Koha desde Abril de 2011. O catálogo bibliográfico do ISCTE-IUL poderá ser consultado em http://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/.

Objectivos

Esta workshop terá como principal objectivo demonstrar e debater a solução open-source para gestão integrada de bibliotecas - Koha.
 
Pretende-se, por um lado, apresentar e demonstrar as características e funcionalidades desta solução e, por outro lado, abrir um espaço de partilha de experiências, ideias e sugestões, quer pelo testemunho de representantes de alguns contextos institucionais que já utilizam a solução Koha, quer pelo debate entre todos os participantes.

Destinatários

Esta workshop será orientada a todas as pessoas ligadas a associações e instituições bibliotecárias (bibliotecas universitárias, bibliotecas municipais, bibliotecas escolares, bibliotecas empresariais, etc.) e a todas as pessoas da área que pretendam conhecer em mais detalhe esta solução.

Inscrições

Prazo das inscrições: 13 de Abril de 2012
A participação nesta workshop é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

Evento na Biblioteca Nacional de Portugal


0 Comentários


quinta-feira, 15 de março de 2012

Biblioteca da Universidade Católica de Brasília (UCB) lança nova ferramenta de pesquisa


0 Comentários


A Biblioteca da Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasil, lançou hoje, 15/março/2012, o serviço de descoberta de conteúdo em escala - SUMMON (fornecido pela SerialsSolutions/ProQuest), que utiliza tecnologia para garantir o acesso a todo o conteúdo disponível na instituição, a partir de um único campo de pesquisa, de forma simples e rápida, eliminando as dificuldades usuais do processo de pesquisa: por onde começar, quais fontes utilizar e como manusear interfaces diversas e complexas.
A ferramenta foi adquirida com o intuito de facilitar o acesso a informação. Ao fazer uma pesquisa utilizando a caixa de pesquisa que estará na página principal do site da Biblioteca e também na página "Pesquisa", o usuário terá acesso a todo o conteúdo do catálogo, e também aos artigos das bases de dados assinadas pela UCB e artigos abrigados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, Portal de Revistas Eletrônicas e Repositório Institucional.

O acesso à nova ferramenta pode ser feito realiando a busca na capa no site da Biblioteca: http://www.biblioteca.ucb.br

Fonte:

Após 244 anos, Enciclopédia Britânica deixa de ser impressa


0 Comentários


Fonte: Jornal do Brasil. Data: 13/03/2012.


URL: www.jb.com.br/cultura/noticias/2012/03/13/apos-244-anos-enciclopedia-britanica-deixa-de-ser-impressa/

A tradicional Enciclopédia Britânica vai deixar de ser impressa depois de 244 anos. Segundo o jornal The New York Yimes, com a concorrência da era digital e da internet - principalmente da Wikipédia -, a Britânica vai concentrar seus esforços em enciclopédias online e currículos educacionais para escolas.

A última edição da enciclopédia será de 2010, um conjunto de 32 volumes que pesa 129 kg e inclui atualizações sobre o aquecimento global e o Projeto Genoma Humano. "É um rito de passagem desta nova era" afirmou Jorge Cauz, presidente da Encyclopaedia Britannica, empresa sediada em Chicago. "Algumas pessoas vão se sentir tristes e nostálgicas com isso. Mas nós temos uma ferramenta melhor agora. O site é atualizado continuamente, é muito mais extenso e conta com recursos multimídia", afirmou.

As vendas de publicação atingiram o pico em 1990, quando 120 mil obras foram vendidas nos Estados Unidos. Atualmente, porém, a versão impressa da enciclopédia representa apenas 1% da receita da companhia. Cerca de 85% vêm da venda de produtos do currículo escolar em disciplinas como matemática, ciências e língua inglesa. O restante, segundo o The New York Times, vem de assinaturas do site.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Recursos pedagógicos em Fisiologia


0 Comentários


A American Physiological Society Archive (APS) criou uma biblioteca digital de recursos pedagógicos para serem utilizados no ensino da ciência. O seu acervo contém mais de 2.200 planos de aula, documentos e materiais audiovisuais. Esses recursos pedagógicos podem ser utilizados desde o ensino fundamental até o universitário.

Maiores detalhes no URL: http://www.apsarchive.org/

Chamada de trabalhos: SNBU 2012


0 Comentários



A Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizará o “XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias” no período de 16 a 21 de Setembro de 2012, no Centro de Eventos FAURGS, em Gramado - RS, tendo como tema “A Biblioteca como Laboratório na Sociedade da Informação”.

Não deixe de enviar seu trabalho. O prazo para submissão de trabalhos encerra-se em 14/04/2012. Lembre-se que ao menos um dos autores deve estar inscrito no evento.

Eixos a serem abordados:

I - Construção e comunicação da informação

II - Organização, preservação e acesso à informação

III - Recuperação, disseminação e uso da informação

IV - Gestão da biblioteca universitária



Confira o regulamento completo no site do evento: www.snbu2012.com.br

Contato: snbu@specialitaeventos.com.br



Contamos com a sua participação.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora XVII SNBU




quarta-feira, 7 de março de 2012

Lançamento do Portal SciELO Livros


0 Comentários


I Reunião da Rede SciELO Livros e Lançamento do Portal SciELO Livros
São Paulo, 30 de março de 2012


Termos de referência

O SciELO Livros visa a publicação online na Web de coleções de livros de caráter científico editados prioritariamente por instituições acadêmicas com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos digitais são formatados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebookstabletssmartphones e telas de computador. Além do Portal SciELO Livros as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da Web e serão publicados também por portais e serviços internacionais.

O SciELO Livros é parte integral do Programa SciELO da FAPESP e o seu desenvolvimento é liderado e financiado por um consórcio formado pelas editoras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A plataforma metodológica e tecnológica do Projeto SciELO Livros foi desenvolvida com a cooperação técnica da BIREME/OPAS/OMS e sua execução é apoiada pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo.

Público Alvo do evento
Autores, pesquisadores, editores e gestores de editoras universitárias, profissionais do mercado livreiro, estudantes, bibliotecários, profissionais de informação e interessados em livros eletrônicos.

Inscrições
A participação no evento  é livre de custo, porém as vagas são limitadas. Para inscrições, registre-se no site.

Horário
Das 9:00h às 13:30h

Local do evento
Auditório do Instituto de Artes – UNESP – “Teatro de Música Profa. Dra. Maria de Lourdes Sekeff”
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – Barra Funda – SP


Fonte: http://eventos.scielo.org/scielolivros/

Veja aqui a versão de homologação do Scielo Livros:

sexta-feira, 2 de março de 2012

Aumenta a leitura dos livros canadenses


0 Comentários


Fonte: Canadian Broadcasting Corporation (CBC Canada). Data: 16/02/2012.

O livro canadense teve um aumento no índice de leitura. Uma recente pesquisa sobre hábito de leitura mostrou que os canadenses continuam a ser havidos leitores, sejam eles livros impressos ou eletrônicos. A Campanha Nacional de Leitura (National Reading Campaign) – uma coalizão que inclui leitores, bibliotecários, editores, escritores, educadores e livreiros – foi a responsável pelo pesq uisa.

Uma das metas dessa Campanha é preservar esta herança – a paixão pela leitura. Durante a coleta de dados a pesquisa descobriu que:

• 3,4 milhões de livros foram vendidos ou circularam (ou cerca de cinco livros por segundo);

• 1,15 milhões de livros impresso foram vendidos pelos livreiros canadenses;

• Foram vendidos 111.053 livros eletrônicos publicados na língua inglesa;

• 2.1 milhões de livros impressos foram emprestados pelos 28 sistemas de bibliotecas (atendendo 13,7 milhões de pessoas);

• 63.196 livros eletrônicos foram baixados dos sistemas de bibliotecas participantes.

O documento aponta ainda os três primeiros na leitura dos livros eletrônicos: Estados Unidos (20% de penetração), Coréia do Sul (14,5 %) e Reino Unido (7 %).

Maiores detalhes no URL:

http://www.cbc.ca/news/arts/story/2012/02/16/reading-book-count-campaign.html

Arquivo

Categorias