quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Impacto das bibliotecas infantis
quinta-feira, fevereiro 23, 2012
Publicado por Murilo Cunha
Assunto: Angola, biblioteca infantil, biblioteca pública
Fonte: O País (Angola). Data: 16/02/2012.
URL: http://www.opais.net/pt/opais/?det=25589&id=1787&mid=
A docente universitária Palmira Tjipilica, afirmou em Luanda, que as crianças têm merecido uma atenção muito especial em relação às leituras adequadas à sua idade e ao seu desenvolvimento cognitivo. Admitiu que estas importantes instituições de carácter infantil oferecem uma grande variedade de serviços e fundos bibliográficos vocacionados especialmente para as crianças desde a tenra idade, familiarizando-as com os diversos materiais que poderão enriquecer as suas horas de lazer. É do domínio público que as mesmas visam despertar as crianças para os livros e para o gosto da leitura, desenvolvendo a sua capacidade de expressão, criatividade, imaginação e desenvolvimento da personalidade. Nesta perspectiva, a docente salientou que a Organização das Nações para a Educação, Ciência e a Cultura, foi exactamente fundada para servir a paz e o progresso, agindo sobre o espírito dos homens e das mulheres. Adiantou que o referido manifesto proclama a confiança que se deposita na Biblioteca Pública, como força viva ao serviço da Educação, da Cultura e da Informação, como instrumentos do desenvolvimento do diálogo e entendimento entre as nações, na mundividência internacional.
No que diz respeito as Bibliotecas digitais em África, Palmira Tjipilica, realçou que os africanos representam cerca de 14% da população do mundo e partindo desta evidência, Addis Ababa, numa reunião havida em Julho passado, advertiu que os países africanos estão ficando atrasados em arquivos e bibliotecas digitais, quando um bom número de bibliotecários e responsáveis se reuniu numa conferência sobre as bibliotecas na União Africana, tendo constatado que as bibliotecas devem partilhar o conhecimento e a informação que neste momento só é acessível às comunidades rurais para não serem acessíveis apenas à alguns.
No entender da docente, a estratégia do desenvolvimento económico e científico, sustentado deve basear-se na forte cultura de leitura e de instrução, cimentada na partilha do conhecimento de forma generosa, através da digitalização das bibliotecas tradicionais para encurtar as distâncias e tornar barata a leitura e o conhecimento. Explicou que com o fim da segunda guerra mundial, entrou-se numa nova ordem mundial cultural, económica, política e social. Nesta óptica, a fundação da Organização das Nações Unidas, ocorreu na tentativa de aproximação dos povos atingida pala guerra fria, tendo revolucionado o aparecimento do Computador.
Este por sua vez, contribuiu para a massificação da informática, aumentando assim em quantidade e qualidade o nível de informação que incrementou as transformações das bibliotecas tradicionais que passaram a dialogar com as bibliotecas em online as chamadas virtuais. Com o decorrer dos tempos computador diminuiu de tamanho e aumentou a sua potência, depois de ter saído do laboratório dos cientistas. Passou a ter uso pessoal, fazendo com que grande parte da população pudesse utilizá-lo de forma massificada. Como consequência acrescentou, o desenvolvimento da informática possibilitou a criação da internet, que rompeu com a comunicação unidireccional. Por esta via, as informações acabaram aumentara volume e também se disseminaram com mais fluidez. Não obstante esses factores, grande parte de África, por dificuldades de vária ordem incluindo os conflitos regionais, tem experimentado algum atraso nessa forma de comunicação Recordou que no mundo contemporâneo, deixou de estar estritamente ligada ao livro. a introdução das tecnologias de informação e comunicação nas bibliotecas. Não obstante as mudanças, o nome biblioteca e bibliotecário permanecem intangíveis no universo dos leitores e o seu significado torna-se cada vez mais presente no mundo académico, que encontra na biblioteca a primeira fonte de informação e do conhecimento.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 Comentários:
Já aqui no Ceará...
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1108221
Enviar um comentário