quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Biblioteca de Figueiró dos Vinhos certificada pela UNESCO




A Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos vai ser, a partir desta quinta-feira, a sétima biblioteca portuguesa a pertencer à Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO.

Esta é "uma distinção que enche o concelho de orgulho e a liga a uma elite mundial", segundo o presidente da Câmara Municipal, Rui Silva.

"São apenas seis em Portugal e cerca de 500 em todo o mundo as bibliotecas que possuem esta distinção", salientou o autarca, explicando que a condecoração valoriza "o trabalho notável que tem sido realizado no âmbito da recuperação, conservação e divulgação histórica e cultural de Figueiró dos Vinhos".

Rui Silva acrescenta que a distinção é de grande importância para um concelho do interior do distrito de Leiria, "muitas vezes mediatizado apenas pelos incêndios ou pelo despovoamento".

O principal objectivo da Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO é encorajar as bibliotecas a desenvolver actividades nos domínios da UNESCO, como a promoção dos direitos humanos e da paz, do diálogo intercultural, da protecção do ambiente ou da luta contra a iliteracia.

Em Portugal, actualmente, apenas as bibliotecas de Alcochete, Beja, Guimarães, Porto, Torres Novas e Olhão estão associadas à UNESCO.

A certificação da biblioteca, que assinala a 28 de Outubro uma década de existência, confere-lhe "notoriedade e reconhecimento e prova que no interior do país trabalha-se com qualidade o domínio imaterial, já que o tempo das obras físicas já lá vai", defende Rui Silva.

A Biblioteca Municipal fornece diversos serviços locais, desde o apoio às bibliotecas escolares do concelho, serviço de informação à comunidade, animação de leitura, actividades culturais e um programa de formação intermunicipal.

Fonte: JN

0 Comentários:

Arquivo

Categorias