quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Pesquisador diz ter encontrado Código da Vinci




Autora: Paula Rothman.

Fonte: Info Online. Data: 14/12/2010.

Pesquisadores italianos afirmam ter encontrado um código na mais famosa pintura de Leonardo da Vinci.

Nos olhos da Monalisa, e em outras partes do quadro, estariam escondidas letras e números colocados pelo próprio pintor, que formariam um código ainda a ser desvendado.

A polêmica afirmação foi feita pelo presidente do Comitê Nacional Para Preservação da Herança Cultural da Itália, Silvano Vinceti. Ao aumentar imagens em alta resolução da famosa pintura, ele diz ter encontrado as letras e números.

Em entrevista à agência italiana de notícia ANSA, ele disse que, a olho nu, os símbolos são muito difíceis de distinguir. No entanto, com lentes de aumento é possível ver as letras "LV" atrás da pupila direita da Gioconda (a esquerda para quem olha o quadro de frente). As letras poderiam representar as inicias de Leonardo da Vinci.

Os símbolos da pupila esquerda, no entanto, seriam os mais misteriosos. De acordo com o pesquisador, eles parecem ser as letras CE ou, ainda, somente a letra B. Outros símbolos estariam escondidos na paisagem, mais precisamente no arco da ponte. Nele, parece estar pintado o número 72 - ou a letra L e um 2.

Apesar de ter ganho destaque na web, a notícia não agradou muito os estudiosos de da Vinci. O problema está na falta de suporte, de embasamento, da descoberta. O primeiro e maior problema seria justamente o fato da pesquisa ter sido feita com imagens em alta resolução, e não com o quadro em si. "Ao vivo", a Monalisa aumentada não revelaria nenhum número ou letra, sendo que os únicos desenhos visíveis seriam as ranhuras, o chamado "craquelê" do quadro.

O segundo problema seria o fato de que o quadro já desperta bastante curiosidade e levanta inúmeras especulações. São tantas teorias e suposições que se torna "fácil" enxergar praticamente qualquer coisa na obra.

Parece que, por enquanto, os olhos da Gioconda permanecem ainda uma especulação. Eles se juntam a seu enigmático sorriso e à sua ainda debatida verdadeira identidade para aumentar a lista de mistérios de da Vinci que, provavelmente, nunca terão uma solução.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias