sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mensagem descodificada 147 anos depois




Fonte: Ciência Hoje (Portugal). Data: 28/12/2010.

URL: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=46679&op=all

Uma mensagem, em código, transmite ao general John Pemberton a informação de que não há reforços disponíveis para ajudá-lo a defender Vicksburg, no Estado do Mississippi. "Não espere ajuda (vinda) do outro lado do rio”, refere o bilhete, decifrado por um ex-agente da CIA (Agência de Inteligência Americana).

A garrafa foi entregue a um general secessionista durante a Guerra Civil americana e descodificada finalmente, 147 anos após ter sido escrita, segundo informou a BBC Brasil. O texto data de 4 de Julho de 1863, dia em que as forças unionistas venceram a batalha em Vicksburg.

Este pedaço de história foi doado por um ex-combatente ao Museu da Confederação de Richmond, no Estado de Virgínia, em 1896. Entretanto, Catherine Wright, directora do museu, decidiu investigar o que estava escrito, por “curiosidade” e quando descobriu que a mensagem estava cifrada, pediu ajuda a David Gaddy, um agente aposentado da CIA. O conteúdo foi finalmente descodificado e em seguida confirmado por um criptologista da Marinha americana.

A queda de Vicksburg foi uma importante vitória para as forças da União, que acabaram por derrotar os secessionistas na Guerra Civil (1861-1865).

0 Comentários:

Arquivo

Categorias