quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dicionário Aurélio inclui verbetes geeks




Autor: Vinicius Aguiari. Data: 12/09/2010.

Fonte: INFO Online.

No ano do centenário de seu criador, o dicionário Aurélio, ofertado pela primeira vez em 1975 se adapta a era tecnológica e adiciona novas palavras à língua portuguesa.

Verbetes comuns no vocabulário de geeks,como tuitar, blogar, tablets, e-book, fotolog, blue tooth e blu-ray, passaram a fazer parte do dicionário.

A relação do próprio dicionário com o mundo da tecnologia é bastante próxima. Em 2004, os direitos do Aurélio foram comprados pela editora Positivo, do grupo Positivo, que apresentou recentemente o leitor de livros digitais Alfa. Além de possuir a tradicional versão impressa, o Aurélio também possui versões digitais e uma outra para iPhone.

Nerds, bullyng, test-drive e pré-sal foram outras palavras adicionadas a versão atual, que ficou 6% maior que a anterior. Os editores também desenvolveram uma fonte própria para esta edição comemorativa, chamada Aurélio e inspirada na própria grafia do lingüista que morreu em 1989. A fonte pode ser baixada no site do dicionário.

Aurélio Buarque de Hollanda nasceu na cidade de Passo de Camagaribe, em 1910, e aos 14 anos começou a dar aulas particulares de português, em Maceió. Em 1961, foi eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras. O autor decidiu fazer um dicionário, pois não tinha um para consultar quando era criança.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias