quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Evento: Informação Jurídica




Seminário Nacional de Informação e Documentação Jurídicas
Local: Brasilia, DF. Data: 13-15 setembro de 2010.
URL: http://www.abdf.org.br/sndij/
Os campos da Biblioteconomia Jurídica e do Direito estão entrelaçados. A Biblioteconomia jurídica oferece ao Direito as formas de organização e recuperação da informação jurídica.

As fontes de informação eram inicialmente impressas: índices de livros, catálogos de bibliotecas, catálogos de legislação ou jurisprudência, coletânea de leis, coletânea de atos internacionais, entre outros tantos. Na década de 70 do século XX, iniciou-se o controle informatizado da informação jurídica com a criação, pelo Senado Federal, da então base de dados NJUR que compilava a legislação federal, indicando os relacionamentos entre as normas, ou seja, suas alterações e revogações.
Mais tarde, com a internet, e com o avanço da informática jurídica foram surgindo novas formas de controlar e divulgar a informação jurídica: sítios na internet, blogs, twitter, lista de discussão, chats. Essas novas formas de comunicação da informação jurídica precisam ser estudadas.

Atualmente, os advogados e os escritórios de advocacia não precisam mais desenvolver seus próprios sistemas de gerenciamento da informação jurídica. O mercado está repleto de produtos para controle de processos, pesquisa (doutrina, legislação e jurisprudência) e automatização de rotinas do escritório (acesso aos tribunais, seleção de processos em jornais oficiais). A administração pública também oferece uma vasta gama de bases de dados com livre acesso na Internet. Todas essas facilidades, entretanto, ressaltam a necessidade de se conhecer esse universo, com vistas à melhor utilização de recursos e a eliminação da duplicidade de esforços.
Tomando-se como base o sucesso do 1º Seminário Nacional de Informação e Documentação Jurídica, realizado em Brasília em julho de 2007, a Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF) realizará o 2º Seminário Nacional de Informação e Documentação Jurídicas. O evento será realizado nos dia 13 a 15 de setembro de 2010, no auditório do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Realização
■Conselho Nacional de Justiça
■Conselho Regional de Biblioteconomia – 1ª Região
■Infolegis: Bibliotecários Jurídicos Reunidos
■Secretaria de Informação e Documentação do Senado Federal
■Superior Tribunal de Justiça
ORGANIZAÇÃO

Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF)
ENDEREÇO: SHCGN 702/703, Bl. G, Ed. Coencisa, nº 49, salas 101/102 - 70710-750 - Brasília, DF

0 Comentários:

Arquivo

Categorias