segunda-feira, 7 de junho de 2010

A internet está destruindo nossa mente?




Fonte: Reuters. Data: 7/06/2010.
Quando o autor Nicholas Carr iniciou as pesquisas para o livro que busca descobrir se a Internet está destruindo nossas mentes, ele restringiu seu acesso a emails e desativou suas contas no Twitter e no Facebook.

Seu novo livro "The Shallows: What the Internet is Doing to Our Brains" ("O que a internet está fazendo com nosso cérebro") argumenta que os últimos avanços da tecnologia nos tornou menos capazes de pensamento aprofundado. Carr se descobriu tão distraído que não podia trabalhar no livro enquanto estava conectado.

"Eu descobri que minha incapacidade de me concentrar é uma grande deficiência", disse Carr.
"Então, abandonei minhas contas no Facebook e no Twitter e reduzi o uso de email de modo que eu apenas checava algumas vezes por dia em vez de a cada 45 segundos. Descobri que esses tipos de coisas realmente fazem a diferença", afirmou ele.

Depois de inicialmente se sentir "perdido" por sua súbita falta de conexão online, Carr afirmou que após algumas semanas foi capaz de se concentrar em uma tarefa por um período sustentado e, felizmente, conseguiu terminar seu trabalho.

Carr escreveu um artigo para a revista Atlantic Magazine em 2008 em que trouxe a público a famosa dúvida "O Google está nos tornando estúpidos?" e resolveu estudar mais fundo como a internet altera nossa mente.

3 Comentários:

Rodrigo Ávila on 09 junho, 2010 disse...

Muito legal a matéria. Vocês tiveram acesso ao artigo? Gostaria muito. Continuem. Abraços!

Murilo Cunha on 09 junho, 2010 disse...

Não é artigo e sim um livro lançado dois dias atrás. Ele está disponível no sítio da Amazon [US$ 15.75]. Ainda não existe uma tradução para o português. Abaixo seguem os dados da obra.
Murilo Cunha

Referência bibliográfica:
CARR, Nicholas. The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains. W. W. Norton. 2010. 276 p. ISBN: 978-0393072228

Rodrigo Ávila on 21 junho, 2010 disse...

Muito obrigado professor. Estou buscando.

Arquivo

Categorias