terça-feira, 6 de abril de 2010

Digitalização de livros ganha terreno na Europa




Enquanto os esforços do Google Inc. para digitalizar livros nos Estados Unidos permanecem num purgatório judicial, o processo continua a evoluir em alguns países da Europa.

Na quarta-feira [ 10/03/2010 ], o Google anunciou que vai escanear textos italianos antigos, que vão de papéis de Galileo Galilei a manuais de medicina homeopática, na primeira parceria da empresa de internet com um governo nacional [ Saiba mais http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5gzNtEK3u8welvOXo-0W-tk5MQmsQ Copyright AFP ].

O Google tem um acordo semelhante com a Universidade de Oxford, a Universidade Complutense de Madri e o Museu do Estado da Bavária, na Alemanha, para digitalizar livros em domínio público. [ Saiba mais sobre esses Projetos em http://books.google.com/googlebooks/partners.html ]

Enquanto isso, na Noruega, a biblioteca nacional assinou acordo [ http://www.kopinor.no/Bookshelf+Contract+.661.cms ] no ano passado com um grupo que representa todos os autores e editores do país, para digitalizar 50 mil livros que ainda têm direito autoral [ Livros impressos publicados na Noruega durante os anos de 1790-1799, 1890-1899 e 1990-1999 ]. O projeto-piloto, chamado “Estante de Livros”, pode acabar levando o país a disponibilizar gratuitamente todos os 2 milhões de livros de sua biblioteca nacional. [ Os livros somente poderão ser acessados por IPs da Noruega. ]

Para o projeto italiano, o Google vai assumir os custos.

Atualmente custa 30 centavos de euro para digitalizar um livro.


Fonte:
COLCHESTER, Max; EMSDEN, Christopher. Digitalização de livros ganha terreno na Europa. Valor Econômico, São Paulo, 12 mar. 2010.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias