quarta-feira, 17 de março de 2010

O que fazer com o antigo catálogo em fichas?




Com o uso crescente dos sistemas de automação nas bibliotecas o antigo catálogo em fichas ficou sem utilidade. O que fazer com eles? Jogar fora, usar as fichas para alimentar a fogueira na próxima Festa de São João?
Esta é uma decisão difícil pois o antigo catálogo ainda é lembrado com saudades por alguns bibliotecários e usuários. Na Universidade de Michigan eles estão descartando mais de 12 milhões de fichas catalográficas. Veja a matéria no URL:
http://www.annarbor.com/news/university-of-michigan-library-to-bid-farewell-to-card-catalogs/
Assim, o blog gostaria de ouvir os seus leitores a respeito das possíveis aplicações dessa verdadeira relíquia bibliotecária. Participe enviando a sua sugestão.
Murilo Cunha

4 Comentários:

Unknown on 17 março, 2010 disse...

Paz e bem!

Eu estou usando
como papeletas para recados.

Tenho uma caixa de sapatos
cheia de fichas descartadas.

Vinícius Cordeiro disse...

Acho que poderiam ser usadas para anotações diversas. Desde anotações de números de chamada para fazer busca nas estantes até como um simples bilhete de recado ou coisa parecida.

Anónimo disse...

As fichas do fichariossauro podem ficar próximas aos terminais de consulta para que os usuários anotem nelas os números de chamada.

silvia regina on 06 abril, 2010 disse...

As fichas devem ficar proximas do leitor. Uma vez que os catálogos não serão atualizados, nada impede que permaneçam nos fichários onde sempre estiveram, independentemente dos terminais de consultas. Serão uma atração a parte dentro das bibliotecas.

Arquivo

Categorias