sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Versão digitalizada de obra rara: Ensiqlopèdia ou seis meses de huma enfermidade, de Qorpo Santo




A Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (Brasil), em conjunto com o Delfos: Espaço de Documentação e Memória Cultural, também da PUCRS, publicaram na data de hoje (04/dez/2009) a versão digitalizada da obra "Ensiqlopèdia, ou seis meses de huma enfermidade" do draumaturgo José Joaquim de Campos Leão, autodenominado Qorpo Santo, que criou uma ortografia própria (mais sobre o autor em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Qorpo_Santo).




"Ensiqlopèdia ou seis meses de uma enfermidade, de Qorpo-Santo, obra de ilimitados percursos, uma coleção de nove volumes, que teve publicação periódica entre 1868 e 1873, nas cidades de Alegrete e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (Brasil), que contém textos dos mais diversos gêneros literários, como a poesia, o teatro, a crônica, a biografia e a prosa, construindo uma idéia de uma obra universal." (CAROZZI, 2008)




Os seis volumes conhecidos da obra (originais: 2, 4 e 7; fotocópias: 1, 8 e 9) foram adquiridos pela PUCRS em 2005 do bibliófilo Julio Petersen. Os volumes originais, cujo papel estava em estado precário, foram restaurados por especialista e agora, juntamente com as fotocópias, encontram-se disponíveis na íntegra na WWW para acesso gratuito (sob licença Creative Commons by-nc-nd).

O trabalho de digitalização da obra, que exigiu um processo meticuloso, foi conduzido pelos bibliotecários Michelângelo Viana e João Vítor Hanna de Souza, do Setor de Suporte e Desenvolvimento da Biblioteca. Alguns trechos faltando exigiram pesquisa. Outro desafio foi o fato de Qorpo Santo escrever em grafia não oficial, o que infelizmente impediu o reconhecimento do texto por parte de softwares de OCR.

O lançamento dessa importante obra em língua portuguesa ocorreu na tarde desta sexta-feira, 4 de dezembro, na cerimônia de comemoração de um ano de criação do DELFOS, que lançou o seu novo website www.pucrs.br/delfos. A página dá acesso à versão digitalizada da Ensiqlopèdia, para leitura na tela ou download (PDF).

O evento incluiu a leitura dramática da peça de Qorpo Santo "Hum credor da Fazenda Nacional", pelo bolsista Charles Dall´Agnol e pela aluna da Letras Jéssica Vargas. O evento foi no térreo da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS.

Referências:
CAROZZI, Silvane. O Qorpo-Santo da Escrita: O projeto ensiqlopédico de José Joaquim de Campos Leão. Belo Horizonte, 2008. 135 f. Diss. (Mestrado em Letras) - UFMG, Fac. de Letras. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7CPENH. Acesso em 31 Jul. 2009.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias