terça-feira, 10 de novembro de 2009

Internet chega às escolas do Timor Leste




Fonte: Agência Lusa. Data: 9/11/2009.
Alunos de várias escolas do Timor Leste vão passar a ter internet nas salas de aula em janeiro, no início do ano letivo, com o NetTimor, um projeto iniciado em 2006, mas que agora está em fase de conclusão.
O NetTimor é resultado de uma parceria entre a Timor Telecom (TT), a Fundação Portugal Telecom, a Diocese de Baucau, e os governos de Portugal e Timor Leste, lançado há três anos. Contudo, atrasos foram registrados por causa da crise política de 2006, sendo que somente agora as instalações estão sendo feitas nas escolas.
Ao todo são 11 escolas e centros de formação de professores espalhados pelo país que passam a dispor de acesso gratuito à rede, fornecendo novos recursos pedagógicos a alunos e professores.
São abrangidas escolas públicas, duas escolas católicas, a Escola Portuguesa e dois centros de formação de professores, nas regiões de Díli, Viqueque, Baucau, Liquiçá e Gleno.
Segundo explicou à Agência Lusa Francisco Pedro, da Timor Telecom, o projeto representa um investimento superior a 125 mil euros e inclui o fornecimento de computadores, geradores elétricos e combustível para garantir a continuidade dos serviços onde a rede elétrica não é contínua.
O NetTimor integra ainda uma componente de formação em tecnologias de informação, com a participação de professores portugueses, através da Cooperação Portuguesa.
Além das comunicações e equipamentos, vai ser dada formação aos professores timorenses para poderem explorar os recursos pedagógicos que a internet proporciona.
Portal
Além disso, a TT está desenvolvendo também um outro projeto para a sociedade da informação, que é a criação de um portal Sapo no Timor, cujo conteúdo será em português e em tétum - as duas línguas oficiais do país.
A empresa do grupo Portugal Telecom (PT) anunciou também que vai concretizar uma outra aposta forte no desenvolvimento do setor, com instalação de pontos de internet e telefones comunitários.
O acesso massificado à rede deverá ser alcançado com o lançamento de “Centros de Informação Comunitários”, uma espécie de postos públicos de acesso à internet, proporcionando à população, especialmente às crianças, a possibilidade de acederem às tecnologias de informação.
A Portugal Telecom detém uma participação majoritária e a gestão na Timor Telecom, que goza de uma situação de monopólio no Timor Leste.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias