terça-feira, 17 de novembro de 2009

Exclusão digital é a prova da desigualdade mundial




Fonte: Convergência Digital. Data: 16/11/2009.
As sessões do Fórum de Governança da Internet da ONU começaram neste domingo, 15/11, em Sharm el-Sheikh, onde até a próxima quarta-feira (18) serão analisados diferentes aspectos da situação na rede.
Ao abrir o evento, o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Sha Sukang, chamou a atenção sobre a exclusão digital que divide aqueles com acesso à internet dos que não têm contato com a rede.
"A brecha é ampla, especialmente para milhões de africanos e árabes. Em 2005, 50% das pessoas de países desenvolvidos tinham acesso à internet, frente aos 9% dos países em desenvolvimento", disse. Hoje, destacou, 70% da população dos países desenvolvidos têm internet, frente aos 17% das pessoas dos países em vias de desenvolvimento, disse.
"São colocadas questões sobre como integrar a todos, melhorar o acesso nas diferentes línguas, isso é, o que devemos ajustar especialmente diante dos Objetivos do Milênio da ONU para 2015", acrescentou.
O IGF 2009 tem como tema "Governança da Internet: Criando Oportunidades para Todos". Representantes de diversos organismos e empresas no fórum analisarão temas como a segurança, a abertura, a privacidade, o acesso, a diversidade e a gestão dos recursos críticos na rede.
Jerry Yang, um dos fundadores do portal Yahoo!, ressaltou a capacidade da rede de ligar as comunidades do mundo, graças a "sua abertura, liberdade de expressão e capacidade de gerar a participação de todos".
O Fórum de Governança da Internet foi criado dentro da ONU por ocasião da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação de 2005. O encontro no Egito é o quarto, depois dos realizados em Atenas, Rio de Janeiro e Hyderabad (Índia).

0 Comentários:

Arquivo

Categorias