sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Arquivos de Família em Portugal




Na sequência das Jornadas sobre Arquivos de Família (Épocas medieval e Moderna), e em função do interesse despertado pelo tema, o Instituto de Estudos Medievais, o Centro de História de Além Mar, a Direcção-Geral de Arquivos e a «Pro Associação de Proprietários e amigos dos arquivos de família», irão levar a cabo um conjunto de actividades destinadas a promover a salvaguarda e o estudo dos arquivos de família.

Entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010, com actividades agendadas para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e na Torre do Tombo, irá desenvolver-se o Programa anual de actividades de sensibilização para a importância de um património em risco, na FCSH e na Torre do Tombo.

A primeira actividade teve lugar no dia 24 de Outubro, na Torre do Tombo. Da parte da manhã foram proferidas as Conferências inaugurais do Programa: Os arquivos de família e a política nacional de arquivos (por Silvestre Lacerda, Director-Geral da DGARQ), e Olhares diversos sobre um arquivo de família na posse dos proprietários e aberto aos estudiosos (por António Vasco de Mello, Pedro Urbano e Luís Espinha da Silveira. Da parte da tarde teve lugar um workshop sobre noções básicas de arquivística e sobre organização, conservação e difusão de acervos de família, destinado a proprietários de arquivos de família e outros interessados.

As actividades futuras podem ser consultadas em: Arquivos de Família

Fonte: Newsletter da APBAD

0 Comentários:

Arquivo

Categorias