quarta-feira, 10 de junho de 2009

A morte do livro didático?




Schwarzenegger quer substituir livros didáticos por ensino online
Fonte: O Globo Online. Data: 09/06/2009.
URL: http://www.fndc.org.br/internas.php?p=noticias&cont_key=388502

RIO - O exterminador do futuro Arnold Schwarzenegger apresentou nesta semana um plano para substituir os livros didáticos tradicionais nas escolas californianas por recursos digitais como o Facebook, Twitter e iPods. Com isso, o governador da Califórnia pretende reduzir o déficit orçamentário do estado, que ultrapassa os US$ 24 bilhões.
Schwarzenegger acredita que com a medida os alunos terão uma melhor formação. Segundo o El País, o ator austríaco nota que os jovens são pioneiros em adotar sites como Facebook e Twitter e baixar arquivos para seus iPods. Graças a essa familiaridade, a internet também se apresenta como a melhor maneira de distribuir conteúdo em salas de aula. Além disso, textos digitais são mais fáceis de se adaptar de modo a manter o ensino atualizado.
A partir do próximo ano letivo, que nos EUA começa em agosto, os estudantes de ciências e matemática nas escolas da Califórnia terão acesso a textos online, que passarão por revisões acadêmicas.
Não deixando de lado as possíveis vantagens de aprendizado, o principal motivo da mudança é dinheiro. Segundo reportagem da BBC, a Califórnia gastou no ano passado US$ 350 milhões com livros didáticos. Na segunda-feira, o governador assinou uma ordem que retira o financiamento de contratos a partir do dia 1º de março para evitar que agências estatais firmem novos compromissos de compra de livros.
- Cada departamento e agência estatal deve detalhar como gastou cada centavo dos contratos, para estarmos seguros de que o Estado está conseguindo fazer o melhor com o dinheiro do contribuinte - disse Schwarzenegger.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias