domingo, 28 de junho de 2009

Biblioteca na prisão




Dificuldade em encontrar terreno
Projecto do novo Estabelecimento Prisional de Coimbra adiado para a próxima legislatura
Fonte: Jornal Publico. Data: 27.06.2009.
URL: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1389011&idCanal=59
O projecto de construção do novo Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC) vai ser adiado para depois das eleições autárquicas e legislativas, anunciou hoje o ministro da Justiça, Alberto Costa, nas comemorações do dia dos serviços prisionais. Em causa estão os problemas que surgiram na escolha do terreno para o novo presídio, que actualmente está localizado no centro da cidade, e que impedem o Governo de tomar uma decisão definitiva sobre o projecto.
O atraso mais recente ficou a dever-se ao facto de o terreno cedido pela Câmara de Coimbra, localizado na freguesia do Botão, na periferia da cidade, não possuir as características necessárias tendo em vista a construção de um novo estabelecimento prisional.
"Um terreno para construir um estabelecimento prisional tem que obedecer a um enorme conjunto de requisitos. O que se verificou foi que o terreno anteriormente avançado para esse efeito, na freguesia do Botão, não respondia a todas essas necessidades", justificou Alberto Costa, em declarações aos jornalistas.Autarquia e Ministério da Justiça têm mantido conversações tendo em vista a definição de uma nova localização mas, até ao momento, afirma o ministro da Justiça, "não foi ainda possível" encontrar uma solução.
"Estamos no final do mês de Junho, haverá eleições autárquicas e legislativas (...) Daí que o que julgo transparente dizer é que essa matéria será concretizada na próxima legislatura", declarou Alberto Costa. Biblioteca na actual prisão?A deslocalização do EPC é, há vários anos, um dos objectivos do município de Coimbra que, em conjunto com o Ministério da Justiça, tem desenvolvido estudos relativos à utilização futura das actuais instalações do EPC, que se situam no centro de Coimbra e que têm mais de 120 anos.
A última proposta previa a construção de alguns prédios para habitação e comércio, a criação de uma área verde e ainda a manutenção do edifício central da prisão. A utilização a dar este espaço tem sido alvo de uma intensa discussão na cidade, e uma das propostas foi avançada pelo director da Biblioteca Geral da Universidade, Carlos Fiolhais, que defendeu a criação no local de uma Casa do Conhecimento que, entre outros aspectos, acolhesse os acervos das bibliotecas universitárias e municipais da cidade, constituindo-se como a maior biblioteca do país.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias