quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Portal do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal




Na 3.ª CONFERÊNCIA SOBRE O ACESSO LIVRE AO CONHECIMENTO, ocorrida entre 15 e 16 de Dezembro, na Universidade do Minho - Braga, foi apresentado o Portal do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

Trata-se de um projecto transversal, cujo impacto poderá ser bastante relevante no actual contexto da Ciência e do Ensino Superior, quer no fomento e promoção da informação científica em acesso livre, em Portugal, quer como canal de acesso à mesma por parte dos utilizadores finais, sejam eles investigadores, docentes, alunos, ou outros.

A concretização deste projecto de âmbito nacional deve-se, em grande parte, ao nosso colaborador Eloy Rodrigues, o qual começou a amadurecer a ideia há alguns anos atrás.

Ao contrário de outros projectos de âmbito nacional na nossa área que acabaram por morrer devido ao excesso de tempo de "gestação", este nasceu dentro da data prevista e foi dado a conhecer ao mundo junto de algumas das individualidades mais relevantes a nível mundial no domínio do acesso livre, num evento nacional! Penso que é de louvar a eficiência e o impacto da iniciativa no panorama nacional e internacional.

O Pedro Príncipe acaba de disponibilizar no seu blogue "rato de biblioteca" uma playlist do YouTube com 12 vídeos de algumas das apresentações da conferência.

Segue-se um vídeo disponibilizado pelo Pedro Príncipe com a apresentação do RCAAP.

Concluindo, espero muito sinceramente que o projecto cresça sustentadamente com a colaboração e participação de todos os stakeholders associados ao processo de produção e consumo de informação científica, desde universidades, centros de investigação até às bibliotecas universitárias e públicas, investigadores, alunos, etc. - com uma avaliação constante e rigorosa de modo a acompanhar a evolução natural do processo.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias