quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Lançamento da Biblioteca Digital Europeia - EUROPEANA




Bruxelas, Biblioteca Nacional da Bélgica | 20 Novembro 2008

Sob o lema Pensar Cultura, o protótipo da Biblioteca Digital Europeia - Europeana.eu – é hoje, 20 de Novembro de 2008, colocado em linha, oferecendo acesso a mais de 2 milhões de objectos digitais de 27 países europeus – imagens, textos, registos de som e vídeo - entre os quais se conta o acervo digital da Biblioteca Nacional de Portugal, parceiro do Projecto.

A cerimónia de lançamento, a decorrer na Biblioteca Nacional da Bélgica, conta com a presença do Presidente da Comissão Europeia, da Comissária Europeia para a Sociedade de Informação e Meios de Comunicação, Vivianne Reding, e dos ministros da cultura europeus.

  • O Projecto

O protótipo de Europeana é o resultado de um projecto de dois anos que teve início em Julho de 2007, consistindo numa Rede Temática financiada pela Comissão Europeia no âmbito do Programa eContentplus. Originalmente conhecida por European Digital Library network – EDLnet, consiste numa parceria de 100 representantes de organizações patrimoniais e científicas, e especialistas de tecnologias de informação, de toda a Europa, que contribuem para os módulos de trabalho em que estão a ser resolvidos os aspectos técnicos e de usabilidade. O Projecto é gerido por uma equipa central que opera na Biblioteca Nacional dos Países Baixos, a Koninklijke Bibliothek, desenvolvendo-se a partir da experiência de gestão e técnica da European Library (TEL) que é, por sua vez, um serviço da Conference of European National Libraries (CENL).

O Projecto é supervisionado pela EDL Foundation, que compreende as principais associações europeias do âmbito do património cultural, dos quatro domínios: bibliotecas, arquivos, museus e audiovisual.


  • Antecedentes

A ideia inicial da Europeana surgiu com uma carta à Presidência do Conselho e à Comissão, em 28 de Abril de 2005, em que seis Chefes de Estado e de Governo sugeriram a criação de uma biblioteca virtual europeia, com o objectivo de tornar os recursos culturais e científicos da Europa acessíveis a todos. A 30 de Setembro de 2005, a Comissão Europeia publicou a Comunicação i2010 – Bibliotecas Digitais, em que anunciou a sua estratégia para promover e apoiar a criação de uma Biblioteca Digital Europeia, como um dos objectivos estratégicos no âmbito da Information Society i2010 Initiative, orientada para impulsionar o crescimento e o emprego na sociedade da informação e indústrias de meios de comunicação.


  • Mais informação

O percurso de desenvolvimento, a arquitectura e as especificações técnicas do serviço estão publicados nos relatórios de resultados do projecto. Após o lançamento do protótipo da Europeana, a tarefa final do projecto consiste em recomendar um modelo de negócio que assegure a sua sustentabilidade futura, assim como serão reportados os desenvolvimentos de investigação e implementação necessários para tornar o património europeu cabalmente interoperável e acessível através de um verdadeiro serviço multilingue.

Fonte: Biblioteca Nacional

0 Comentários:

Arquivo

Categorias