terça-feira, 11 de novembro de 2008

Investigador do ISEP ganha prémio de pesquisas na Net




Nuno Silva ganhou o prémio de melhor trabalho "From Web Data to Visualization via Ontology Mapping (texto integral da comunicação em PDF)" no Eurographics/IEEE VGTC Symposium on Visualization, o principal evento internacional de visualização de conteúdos.

O investigador do Instituto Superior Engenharia do Porto (ISEP) foi premiado pelo desenvolvimento de um sistema que permite pesquisar e seleccionar conteúdos na Internet, através de técnicas semânticas.

Segundo comunicado do ISEP, a tecnologia desenvolvida por Nuno Silva com o galês Owen Gilson permite obter informações qualitativamente mais precisas que as permitidas pela maioria dos resultados dos actuais motores, que apresentam listas de informação quantitativamente extensas que nem sempre correspondem ao que se pretende procurar na Web.

O trabalho liderado por Nuno Silva, que é apontado como um contributo para a Web 3.0, permite a análise de significados e a formulação de questões do tipo: «Mostre-me as situações em que o político X defendeu no passado ideias contraditórias com o seu programa eleitoral». Visualização de resultados em gráficos é outras das inovações alcançadas pelo trabalho de Nuno Silva.

Fonte: Exame Informática

0 Comentários:

Arquivo

Categorias