quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cuidados com a Wikipédia




"Pai" da Wikipédia diz que usuários devem ter cuidado com enciclopédia on-line
Autores: Felipe Maia e Sara Uhelski
Data: 12/nov/2008
Fonte: Folha de S. Paulo.
O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, afirmou nesta quarta-feira, durante sabatina da Folha, em São Paulo, que a Wikipédia é "boa", mas os usuários precisam tomar cuidado ao acessá-la. Ele aconselha que todos estejam atentos sobre a confiabilidade das fontes de cada verbete antes de acreditarem nas informações.
"A pessoa precisa ter a noção a respeito de onde vem aquela informação, e não aprendê-la diretamente", disse. Por outro lado, explicou que o mesmo cuidado deve existir ao usar qualquer outra fonte, inclusive as tradicionais --Wales reconhece que a Wikipédia tem erros, "assim como qualquer enciclopédia".
O empresário citou um estudo realizado em 2005 que analisou a Enciclopédia Britânica e verificou que havia três erros por página. Ele lembrou também uma pesquisa realizada no ano passado, que indicou a Wikipédia como fonte mais confiável do que a versão on-line da Brockhaus, tradicional enciclopédia da Alemanha.
Wales afirmou que os usuários devem ficar atentos aos alertas presentes em cada verbete. Em caso de dúvida, deve-se entrar no sistema de discussão do portal e ver qual informação está sendo questionada por outros internautas.
Sabatina
Jimmy Wales, 42, co-fundador da Wikipédia, é sabatinado pela Folha nesta quarta-feira. Wales é entrevistado por Ana Lucia Busch, diretora-executiva da Folha Online, Vinicius Mota, editor de Opinião, Rodolfo Lucena, editor de Informática, e Carlos Kauffmann, gerente do Banco de Dados da Folha.
Contando com tradução simultânea, Wales também responde a perguntas da platéia do teatro Folha, localizado no shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo.
Neste ano, Wales declarou guerra ao Google ao lançar o mecanismo de buscas Wikia Search, que segue o mesmo princípio da Wikipédia: construção colaborativa, por meio de uma interface que permite ao usuário criar, editar, modificar ou apagar informações.
Na última segunda-feira, ele fez críticas ao YouTube, site de vídeos do Google. Wales afirmou que o portal "não é o melhor lugar para se informar". Isso apesar de os dois portais funcionarem sobre a mesma base: a colaboração dos usuários. "Eu concordo que o YouTube seja um bom lugar para ver vídeos engraçados, mas não para aprender sobre a crise financeira", disse, durante debate em São Paulo.
Em sua visita ao Brasil, Wales participa também do lançamento oficial do Instituto Wikimedia Brasil, capítulo local da Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos que detém as marcas Wikipedia, Wikinotícias, Wikilivros, entre outras plataformas. A organização brasileira tem o objetivo de de apoiar a construção de conhecimentos gratuitos em língua portuguesa e nas línguas dos povos indígenas.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias