sábado, 2 de agosto de 2008

Nova versão do serviço em linha da PORBASE




À Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) foi atribuída, pela respectiva lei orgânica, a função de centro nacional de informação bibliográfica, sendo, por conseguinte, a entidade coordenadora da PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos que congrega cerca de 170 bibliotecas cooperantes. Na sequência das remodelações iniciadas no princípio de 2008, e ainda em curso, encontra-se já acessível a nova versão do serviço em linha da PORBASE (http://porbase.bnportugal.pt).

Trata-se não só de implementar uma actualização da aplicação HIP – Horizon Information Portal, mas também de renovar o seu aspecto gráfico e funcionalidade e, simultaneamente, da sua infra-estrutura informática. Na sua versão actual, a PORBASE mantém-se sincronizada com o catálogo, recentemente autonomizado, da Biblioteca Nacional de Portugal.

A complexidade e volume da migração de dados para o novo sistema implicou uma aturada intervenção para completar esta primeira etapa de renovação da PORBASE, que será oportunamente prosseguida com o melhoramento de diversos aspectos práticos pontuais, quer da disponibilização da informação quer dos serviços do Catálogo Colectivo em Linha das Bibliotecas Portuguesas.

Outros aspectos, mais profundos, encontram-se já em estudo, relacionados com o modelo de cooperação e a natureza geral do serviço e as formas de actualização dos dados, no sentido de uma mais efectiva automatização que permita uma maior agilidade, reduzindo custos e aumentando a rapidez das actualizações.

Criada em 1986, a PORBASE está disponível ao público desde Maio de 1988 e disponibiliza actualmente mais de 1.500.000 registos bibliográficos e 1.200.000 registos de autoridade. O crescimento médio anual da PORBASE, que é actualizada diariamente, é estimado em 100.000 registos bibliográficos. Esta nova versão da PORBASE visa melhorar a resposta às necessidades das bibliotecas que nela colaboram, e dos seus utilizadores, nomeadamente em termos de maior clareza e facilidade de utilização do catálogo.

Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal. Serviço de Relações Públicas

0 Comentários:

Arquivo

Categorias