terça-feira, 8 de abril de 2008

Microsoft alcança aprovação do OOXML




O Open Office XML é, desde o dia 2 de Abril, um standard para documentos electrónicos reconhecido pela International Standard Organization (ISO).

As votações dos membros da ISO, que foram entregues até dia 29 de Março, são elucidativas da vitória alcançada pela Microsoft: 75% dos votos dos P-members do ISO votaram a favor do OOXML, sendo que a Microsoft obteve o apoio de países como os EUA, Grã-Bretanha, Alemanha e Japão. Entre os países que não apoiam o formato, estão a China, Índia e Rússia.

O OOXML tem mais de seis mil páginas de código – um número que contrasta substancialmente com as 860 páginas de códigos do rival e grande derrotado da votação da ISO, que dá pelo nome Open Document Format - (ODF.

Muitos especialistas dizem que, neste momento, a passagem de um formato para outro é incompleta e não se consegue uma verdadeira interoperabilidade.

Os rivais deste formato e apoiantes do formato Open Document Format (o ODF já aprovado pelo ISO) argumentam que não faz sentido haver mais um padrão.

Tom Robertson, responsável pela Interoperabilidade na Microsoft disse à Reuters que «O Open XML junta-se assim ao PDF, HTML e ODF entre os formatos de documentos. Será mais fácil aos governos oferecerem escolha aos consumidores (…) Este vai ser dos mais, senão o mais importante formato de documentos em todo o mundo nos próximos anos».

0 Comentários:

Arquivo

Categorias