terça-feira, 15 de abril de 2008

Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria




Os estudos brasileiros nas áreas de Bibliometria e Cienciometria iniciaram-se nos anos de 1970. Passadas mais de três décadas são os esforços e interesses individuais que marcam o processo de consolidação nestas áreas, ainda em andamento.
Hoje, além da característica multidisciplinar, estas áreas se distinguem por serem compostas de um reduzido e disperso número de grupo de pesquisadores, trabalhando, na maior parte dos casos, de forma isolada ou com baixa interação.
É, portanto, dentro deste contexto que o 1º ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA e CIENCIOMETRIA (EBBC) foi pensado como uma primeira estratégia para (a) reunir e socializar os diferentes grupos de pesquisa que vem atuando nestas áreas no Brasil e (b) discutir não apenas as atuais tendências e carências das áreas mas, particularmente o futuro destes estudos no país.
Além destes objetivos, a realização do EBBC servirá de experiência preparatória para o evento internacional da International Society of Scientometrics and Informetrics, que se realizará no Brasil, no Rio de Janeiro, em julho 2009.
A programação do 1º EBBC, agendada para os dias 14, 15 e 16 de setembro de 2008, está inserida na programação oficial do 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS), organizado pela FIOCRUZ e pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Assim, dentro do CRICS, o 1º EBBC seguirá uma estrutura de Conferências e Mesas-redondas, onde as principais finalidades das áreas de Bibliometria e Cienciometria serão apresentadas e discutidas. A inserção do EBBC na programação do CRICS traz inúmeros benefícios, tal como, a facilidade de contar com toda a infra-estrutura necessária para a realização do evento, que se realizara no Centro de Convenções .
Detalhes sobre o 1º EBBC podem ser encontrados no site: http://bvs5.crics8.org/php/level.php?lang=pt&component=52&item=1, que dá acesso ao site do CRICS, onde estão informações sobre inscrições, programação geral, etc.

2 Comentários:

Nadia Vanti disse...

Prezado Murilo

Saberias me informar onde e quando será o II EBBC?

Grata,

Profa. Nadia Vanti
Dra. em Informação e Comunicação
DEBIB - UFRN

Murilo Cunha on 05 março, 2010 disse...

Nadia:
O segundo encontro ainda está sendo planejado. Assim que houver a noticia oficial o nosso blog fará a divulgaçao.
Murilo

Arquivo

Categorias