quarta-feira, 2 de abril de 2008

Calls for papers BOBCATSSS´09




O BOBCATSSS é um encontro anual organizado por estudantes de várias universidades europeias. Este ocorre sob a égide da EUCLID (European Association for Library and Information Education and Research), e aborda temas de ciência da informação e bibliotecas. O encontro de 2009 é organizado por estudantes da Universidade de Tampere, na Finlândia e da Universidade do Porto, Portugal.


Calls for papers até 15 Julho 08

Challenges for the New Information Professional

A ciência da Informação é uma área emergente e em contínua evolução. As novas tecnologias da informação e comunicação e desafios como os suscitados pela informação em formato electrónico em bibliotecas e arquivos, bem como na gestão da informação em qualquer tipo de organização ou actividade na sociedade contemporânea, fomentam mudanças no perfil do profissional da informação e desafiam as formas tradicionais de trabalhar e pensar a área. As alterações de suporte, o crescimento da utilização de ambientes Web e o exponencial aumento de informação levam-nos a reflectir sobre a nossa identidade profissional.

O Encontro BOBCATSSS 2009 explorará, entre outras, as seguintes questões: como ajudar os utilizadores a seleccionar informação pertinente entre todo o ruído recuperado?; como manter bases de dados a funcionar e informação acessível aos utilizadores em qualquer situação?; e a informação em suportes tradicionais? Continua a ter utilidade?; o que é o Bibliotecário 2.0?; a Ciência da Informação interage com outras disciplinas como as Ciências da Comunicação, os Sistemas Tecnológicos de Informação, as Ciências Sociais em geral?; que tipo de colaboração se espera do profissional da informação com especialistas de outras áreas e como incentivar essa interdisciplinaridade?

Sub-temas:
1. Interdisciplinarity of Information Science
2. Information Professional and Information Management
3. The current impact of the new technologies in the life of the Information Professional
4. The rise and fall of physical libraries and archives
5. Information Literacy
6. eLibraries & eArchives
7. Librarian 2.0

  • As participações poderão ser sob a forma de workshop, apresentação de poster ou comunicação, abordando o tema Challenges for the New Information Professional ou um dos sete sub-temas;
  • Os resumos devem ser submetidos até 15 de Julho de 2008 e, em finais de Agosto, após análise e selecção, será comunicada a decisão sobre a aceitação. A língua oficial é o inglês;
  • As submissões dos resumos devem ser efectuadas através de template próprio do OpenConf. No website do evento – www.bobcatsss2009.org - podem consultar outras informações sobre o BOBCATSSS'09. Instruções mais precisas são apresentadas no template, de forma a apoiar a submissão dos resumos.

Informação disponibilizada por:

Comissão Organizadora do BOBCATSSS 2009 | Porto / Tampere
Email: bobcatsss2009@uta.fi

Endereços:
Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Via Panorâmica, s/n
4150-564 Campo Alegre, Porto Portugal
Department of Information Studies, Bobcatsss 2009,
FI-33014 University of Tampere, Finland

0 Comentários:

Arquivo

Categorias