sábado, 1 de setembro de 2007

“Perspectivas em Ciência da Informação” (v. 12, n. 2, 2007).




O último número da “Perspectivas em Ciência da Informação” (v. 12, n. 2, 2007), periódico editado pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, publicou os artigos relacionados que podem ser consultados no URL: http://www.eci.ufmg.br:80/pcionline/viewissue.php?id=29

Editorial
Jorge Tadeu Ramos Neves

Artigos
A ciência da informação na visão dos professores da ECI/UFMG. Carlos Alberto Ávila Araújo, Aline Michelle Sima, Roger Miranda Guedes e Karine Souza Resende.

Profissional da informação: análise da inserção no mercado de trabalho brasileiro. Paulo Jannuzzi de Martino e Mônica de Fátima Loureiro.

Práticas de gestão do conhecimento: caso dos sítios associados ao portal corporativo da FIOCRUZ. Danuzia da Rocha Paula e Regina de Barros Cianconi.

Processo de decisão do uso da informação. Waleska Silveira Lira, Geraldo Maciel Araújo, Gesinaldo Ataíde Cândido e Marcelo Alves de Barros.

Um modelo de gestão da informação para aprendizagem organizacional em projetos empresariais. Nabor Monteiro Alves e Orandi Falsarella Mina.

O impacto do portal de periódicos da CAPES na produção científica da área de Plasma no Brasil. João de Melo Maricato.

Comparando periódicos pela medida da dispersão de seu impacto. Guido Rummler.

A classificação de acervos bibliográficos em bibliotecas de órgãos do judiciário: bens de consumo ou permanentes? Nilcéia Lage Medeiros, Alfredo Alves de Oliveira Melo e Ester Eliane Jeunon.

Representação do bom professor na perspectiva dos alunos de arquivologia. Leonina Amanda Feitoza, Julce Mary Cornelsen e Silza Maria Pasello Valente.

Revisões de literatura
Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Sofia Baptista Galvão e Murilo Bastos da Cunha.

Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Eliany Alvarenga de Araújo e Ana Virginia Chaves de Melo.

A problemática dos indivíduos, suas lutas e conflitos no turbilhão da informação. Mirian de Albuquerque Aquino.

Teses e dissertações
Uso estratégico da informação gerada pelo serviço de atendimento ao consumidor de empresas de alimentos: um estudo de múltiplos casos. Raquel Andrade de Almeida Cunha.

Comparação entre termos de indexação e palavras dos títulos dos artigos do periódico "Cadernos de Saúde Pública” (2000/2005). Elizabeth Andrade Duarte.
Monitoração ambiental no setor de biotecnologia: comportamento de busca e uso de informação em empresas de micro e pequeno portes de Minas Gerais. Adriana Duarte Nadaes.

Sistemas eletrônicos de gerenciamento de documentos arquivísticos: um questionário para escolha, aplicação e avaliação. Leandro Ribeiro Negreiros.

Informação e democracia deliberativa: um estudo de caso de participação política na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Nilson Vidal Prata.

A Ciência da Informação e sua configuração epistemológica: análise com base nas linhas de pesquisa da área. Leonardo Vasconcelos Renault.

A pauta do dia: informação educacional em jornais brasileiros. Tacyana Karina Arce Rodrigues.

Caracterização do trabalho do bibliotecário no campo jurídico em Belo Horizonte. Regina Célia Rosa.

Leitura e interatividade feminina nos jornais impressos: a postura das leitoras do jornal Estado de Minas. Patrícia Espírito Santo.

Consolidação do processo de informatização em sistemas de bibliotecas universitárias na África do Sul, Brasil e Moçambique. Manuel Valente Mangue.

O cluster da construção em Minas Gerais e as práticas de colaboração e de gestão do conhecimento: um estudo das empresas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Antônio Braz de Oliveira e Silva.

1 Comentários:

Anónimo disse...

Realmente um site muito importante para o profissional que lida diretamente com a informação. Isso quer dizer que é mais uma fonte de informação de qualidade para esse profissionais. Vocês concordam?

Márcia.

Arquivo

Categorias