quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Você conhece o folksonomy?




O termo folksonomy se refere à taxonomia gerada pelo usuário para categorizar e recuperar conteúdos digitais na internet. Iniciada em 2006, ela é baseada na utilização de campos livres para inclusão de termos da linguagem natural e que são preenchidos pelos usuários. É portanto, uma classificação dos usuários, pelos usuários e para os usuários, sem os controles tradicionais utilizados nas linguagens de indexação.
Neste blog, por exemplo, por ocasião da inserção de mensagens (posts) é mostrado um campo de dados para o preenchimento de termos que possam facilitar a recuperação pelos robôs de busca e que, posteriormente, esses termos farão parte dos índices dos mecanismos de busca (buscadores). Como não existe nenhum controle dos termos, todos extraídos da linguagem natural, os colegas que colaboram na alimentação dessas notícias poderão, de forma inadvertida, inserindo termos sem a preocupação, entre outras, com a sinonímia, plural e tempo de verbo. Isto poderá acarretar erros e/ou perda de informação por ocasião da montagem da estratégia de busca.
Portanto, para aprimorar este novo tipo de indexação várias ações são necessárias:
a) um mínimo de normalização no uso dos termos;
b) uma certa hierarquia nos termos para possibilitar uma busca ampla ou restrita;
c) controle no uso do singular ou plural;
d) uso de termos técnicos utilizados no Brasil e Portugal, arquivo e ficheiro, poro exemplo;
Como se pode notar neste breve discussão, os bibliotecários e demais profissionais da ampla área de ciência da informação muito poderão contribuir para a melhoria da qualidade da indexação das informações hospedadas na internet.

Murilo Cunha

0 Comentários:

Arquivo

Categorias