sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O disco compacto completa 25 anos




O CD completa 25 anos.
Fonte: La Nación, Buenos Aires
Data: 17 de agosto de 2007.
URL: http://www.lanacion.com.ar/tecnologia/nota.asp?nota_id=935418
Em 17 de agosto de 1982, um fábrica da empresa Phillips produziu o primeiro disco compacto (CD) e começou uma revolução global na indústria da música. Desde então já foram vendidos mais de 2 bilhões de CDs em todo o mundo e o seu formato seque dominando o crescimento das mídias digitais.
O CD é um produto de uma pesquisa feita em conjunto da Phillips com a Sony, as quais começaram a trabalhar no formato desde 1979 e queriam fazer um disco que pudesse conter uma hora de áudio, porém essa capacidade se ampliou para 74 para acomodar a Nona Sinfonia de Beethoven.
Os primeiros discos começaram a ser vendidos em novembro de 1982 e em sua maioria tinham gravações de música clássica. Os primeiros reprodutores de CD custavam o equivalente a dois mil dólares.
Porém, nos últimos anos as vendas de CDs estao se reduzindo em todo o mundo ao passo que a cópia de dados digitais se ampliou bastante. Segundo a Federação Internacioal da Indústria Fonográfica os downloads de música digital constituíram 25% das vendas da industria fonográfica em todo o mundo. No Reino Unido, por exemplo, as vendas de CDs tiveram uma redução de 10% na primeira metade do ano e as compras de música via internet aumentaram em 50%.

0 Comentários:

Arquivo

Categorias