quinta-feira, 19 de julho de 2007

Novo número da "Ciência da Informação"




Acaba de ser publicado novo número da Revista Ciência da Informação (v. 35, n. 3, 2006). Nesse número foram incluídos 18 artigos, sete relatos de experiência, um artigo de opinião e uma resenha.
Os textos completos das contribuições podem ser acessados no URL:
<http://www.ibict.br/cienciadainformacao/index.php>
Sumário:
Artigos:
1. Taxonomías web de clubes de fútbol argentinos (María Laura Caminotti, Edgardo A. Stubbs, José L. Balparda e Ana Martínez).
2. Influência da inteligência competitiva em processos decisórios no ciclo de vida das organizações (José Márcio de Castro e Paulo Gustavo Franklin de Abreu).
3. Padrões de comportamento de busca e uso de informação por pesquisadores de biologia molecular e biotecnologia (Isabel Merlo Crespo e Sônia Elisa Caregnato).
4. Estratégias de produção e organização de informações na web: conceitos para a análise de documentos na internet (Carlos Frederico de Brito d'Andréa).
5. XML y registros electrónicos: principales estándares en la descripción archivística (Rogerio Paulo Müller Fernandes).
6. Considerações acerca dos primeiros periódicos científicos brasileiros (Maria Helena de Almeida Freitas).
7. Aplicación de transductores de estado-finito a los procesos de unificación de términos (Carmen Galvez).
8. Tópicos de políticas de información en el entorno científico y técnico: México 1989 -1994 (Miguel Gama e Egbert Sánchez Vanderkast).
9. O enfoque social da segurança da informação (João Luiz Pereira Marciano e Mamede Lima-Marques).
10. Como as necessidades de informação podem se relacionar com as competências informacionais (Silvânia Vieira Miranda).
11. Representação e memória no ciberespaço (Silvana Drumond Monteiro, Ana Esmeralda Carelli e Maria Elisa Valentim Pickler).
12. A gestão da informação diante das especificidades das pequenas empresas (Giseli Diniz de Almeida Moraes e Edmundo Escrivão Filho).
13. Interação dos atores no ambiente aprendiz: o caso da saúde (Solange Puntel Mostafa).
14. Uso de estratégias metacognitivas na leitura do indexador (Dulce Amélia de Brito Neves, Eduardo Wense Dias e Ângela Maria Vieira Pinheiro).
15. Análisis de citación de la revista Ciência da Informação del IBICT (Adilson Luiz Pinto, Beatriz-Ainhize Barquín Rodríguez e José Antonio González Moreiro).
16. Introdução ao XBRL – nova linguagem para a divulgação de informações empresariais pela internet (Edson Luiz Riccio, Marici Gramacho Sakata, Orandi Moreira e Luc Marie Quoniam).
17. Políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca (Flavia Goulart Mota Garcia Rosa e Nanci E. Oddone).
18. Acervos fotográficos públicos: uma introdução sobre digitalização no contexto político da disseminação de conteúdos (Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva).
Relatos de experiências:
1. Uma proposta para gerenciamento e preservação de imagens em medicina na EPM/Unifesp (Ana Paula Galvão Damasceno Carrare, Luiz Antonio Ribeiro de Moura, Luiz Henrique Amaral e Daniel Sigulem).
2. Capacitação de bibliotecários com limitação visual pela educação a distância em ambientes virtuais de aprendizagem (Lizandra Brasil Estabel).
3. Indicadores para monitoramento de pesquisa em saúde no Brasil (Flávia Tavares Silva Elias e Luis Eugenio Souza).
4. Janelas da cultura local: abrindo oportunidades para inclusão digital de comunidades (Isa Maria Freire).
5. Precisão no processo de busca e recuperação da informação: uso da mineração de textos (Rogério Henrique de Araújo Júnior e Kira Tarapanoff).
6. Indicadores de desempenho de bibliotecas na Fiocruz: um caminho em construção (Maria Cristina Soares Guimarães, Etiene Guerra Lins, Camila Lamarão Clementino, Jeorgina Rodriguez Gentil, Vania Guerra Silva e Diones Ramos Silva).
7. Avaliação do uso do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira (Hélia de Sousa Chaves Ramos, Fernanda Cordeiro de Carvalho e Murilo Bastos da Cunha).
Opinion paper:
Las razas en una lista de encabezamientos de materia en español (Alicia J. Todaro e Ana M. Martínez).
Recensão:
1. Documentação de hoje e de amanhã (Lena Vania Ribeiro Pinheiro).

0 Comentários:

Arquivo

Categorias