quarta-feira, 30 de maio de 2007

Perfil dos leitores de blogues de Ciência da Informação




Ontem, no III Encontro de CTDI, subordinado ao tema “Web 2.0 na Ciência da Informação", em Vila do Conde, tive o prazer de apresentar a comunicação "Perfil dos leitores de blogues de Ciência da Informação". Os dados apresentados referem-se ao inquérito online desenvolvido no âmbito da participação do blogue "A Informação" no painel “Blogues no domínio da Ciência da Informação”, no 9º Congresso da BAD.

Aqui fica a apresentação para quem quiser compreender um pouco melhor os hábitos dos profissionais da informação no acesso e uso dos blogues de Ciência da Informação.

Aproveito a oportunidade para agradecer publicamente a quem colaborou no preenchimento do inquérito e à Organização do Encontro de CTDI, que proporcionou, além de outras intervenções, a participação de todos os “bloguistas” que participaram no painel dos Açores, a génese de bons momentos de convívio, de reflexão e de camaradagem. Obrigado por tudo.



3 Comentários:

Bruno Duarte Eiras on 31 maio, 2007 disse...

Parabéns pela apresentação e pela divulgação dos resultados! Afinal este levantamento também nos caracteriza enquanto leitores de blogs.

Luísa Alvim on 01 junho, 2007 disse...

Bom trabalho e boa apresentação e análise de resultados. Sugestão : continuar a fazer este inquérito, talvez refazê-lo, e no próximo ano apresentar de novo o perfil dos leitores, porque isto na web está a mudar todos os dias e acredito que os leitores vão aumentar, intervir mais e melhor.
Quanto à second life, aguardo para ver se aparece a tal biblioteca. Serei utilizadora com toda a certeza!

Paulo Barreiro de Sousa on 05 junho, 2007 disse...

@ Bruno Eiras

Eu também gostei muito da apresentação do vosso projecto, o qual tenho o cuidado de acompanhar com alguma regularidade, pois é um óptimo exemplo de integração e aproximação com a comunidade de utilizadores no contexto digital, no panorama nacional. Os meus parabéns e continuação de um bom trabalho.

@ Luísa Alvim

Assim que tiver mais disponibilidade vou tentar estudar melhor o comportamento informacional dos utilizadores que acedem aos blogues, quer delimitando o estudo a determinadas variáveis, como à análise do mesmo em determinados contextos de acesso e uso da informação.
Quanto à criação da biblioteca no Second Life, esta depende da participação activa de uma equipa de profissionais da informação, pois, para que o projecto tenha algum interesse (investigação) é necessário empregar algumas horas, diariamente, de utilização/interacção no Second Life.
Fico aguardar pela disponibilidade de alguns profissionais da informação (voluntários) emanados de “boa vontade e interesse pelo mundo virtual”….

Arquivo

Categorias