quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Fundador da Wikipedia quer criar motor de busca




James Wales quer melhorar as buscas de Google e Yahoo! através de uma aplicação denominada Wikiasari. O fundador da enciclopédia Wikipedia está a desenvolver um motor de busca que recorre às classificações fornecidas pelos utilizadores para aumentar a eficácia das pesquisas. A nova aplicação deverá estrear-se comercialmente no primeiro trimestre de 2007.



Ao diário britânico The Times, James Wales revelou alguma descrença em relação à eficácia de grandes motores de busca como Google. O fundador considera que os actuais motores de busca estão demasiado vulneráveis ao spam e à inserção de páginas sem relação com os temas procurados.



A aplicação Wikiasari está ser desenvolvida pela empresa Wiki Inc. e pretende complementar os algoritmos dos maiores motores de busca com aplicações que têm em conta as classificações fornecidas pelos milhões de internautas dispersos pelo mundo – um método que pode aumentar a eficácia de motores de busca na missão de pesquisar e indexar um número de páginas Web cada vez maior.



«A transparência das buscas funciona como a transparência da informação: se há qualidade as pessoas utilizam», lembra James Wales.



Fonte: Exame Informática

0 Comentários:

Arquivo

Categorias