terça-feira, 28 de novembro de 2006

Transição digital reduz número de bibliotecários




Notícia preocupante relativa às mudanças ocorridas no quadro de pessoal da maior biblioteca do mundo, a Library of Congress (LC), foi publicada no periódico “American Libraries” (v. 37, n. 8, September 2006, p. 10). Essas mudanças foram ocasionadas pela crescente ênfase nas iniciativas digitais introduzidas naquela biblioteca e que já provocaram os seguintes resultados:
a) aposentadoria de 200 funcionários que utilizaram os incentivos das aposentadorias voluntárias para aqueles profissionais que acreditavam “estarem mais confortáveis com a Biblioteconomia tradicional” e que não gostariam de aprender novas competências tecnológicas;
b) redução de 12 dos 59 cargos técnicos do Congressional Research Service da LC.
A LC pretende contratar, a partir de agora, bibliotecários que possuam as “habilidades da era digital”. Assim, como todas as outras profissões, o bibliotecário precisa se atualizar com as novas tecnologias para poder exercer, em toda a plenitude, as oportunidades que já estão surgindo no mercado. As associações de bibliotecários e as escolas de biblioteconomia precisam aumentar, com uma certa urgência, a oferta desses tipos de cursos para facilitar a reciclagem daqueles graduados em épocas passadas.
Murilo Cunha

0 Comentários:

Arquivo

Categorias