quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Chamada para consulta pública e-ARQ (Brasil)




A Câmara dos Deputados realizará uma reunião pública para debater o e-ARQ, Modelo de Requisitos para Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos, atualmente disponível para consulta pública no site do Conselho Nacional de Arquivos. Esta Consulta Pública tem por finalidade promover, de forma ampla, a participação da Sociedade no processo de tomada de decisões nas ações do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. Nesse processo, serão recebidas e analisadas as contribuições para a Consulta. O resultado será divulgado após a publicação da versão final do documento.

O objeto da Consulta Pública será o "MODELO DE REQUISITOS PARA SISTEMAS INFORMATIZADOS DE GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS - e-ARQ". O documento, elaborado pela Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos, está sendo aberto à consulta pública até o dia 31 de outubro de 2006. Em novembro será realizada a consolidação dos resultados, e em dezembro será submetida para aprovação final pelo Plenário do CONARQ a Versão 1 e posterior divulgação. Esse documento tem por objetivo estabelecer um conjunto de condições a serem cumpridas por organizações produtoras/recebedoras de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos a fim de garantir a sua confiabilidade e autenticidade, bem como seu acesso. Além disso, os requisitos são necessários para permitir a identificação de documentos arquivísticos em sistemas informatizados.

É de suma importância a ampla divulgação e discussão desse documento por todos os setores envolvidos com a produção e manutenção dos documentos em formato digital, especialmente a administração pública, os fornecedores de serviços, os profissionais de arquivo, informação e ciência e tecnologia. A implementação da gestão arquivística de documentos e de sistemas informatizados confiáveis é condição fundamental para a transparência das ações governamentais, a democratização da informação e a preservação da memória registrada.

Para enviar suas contribuições clique aqui.

Fonte: http://www.ndc.uff.br/portaldereferencia/noticias.asp?cod=951

0 Comentários:

Arquivo

Categorias