quarta-feira, 21 de junho de 2006

Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças




Inaugurado a 17 de Setembro de 1999, o Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças encontra-se integrado na Direcção de Serviços de Documentação e Informação da Secretaria-Geral do Ministério das Finanças e tem como principais funções orientar os procedimentos técnicos que visam a organização, preservação e gestão do seu acervo, procurando ainda a comunicação e cooperação com serviços congéneres de outras entidades públicas ou privadas, e organismos internacionais.
--

O edifício que o alberga, anteriormente apelidado de “armazém das farinhas”, foi mandado construir por D. Maria I, com o objectivo de melhor assegurar a distribuição de cereal aos moradores de Lisboa, tendo o seu interior sido alterado e redesenhado para atender às necessidades especiais de um arquivo, no que terá resultado um espaço moderno e de conforto, ideal para receber e disponibilizar a informação ao público em geral. Visite e poderá encontrar serviços que incluem uma sala de leitura presencial, apoio e orientação na pesquisa do Arquivo Digital, de entre outros.
--
Para saber mais, visite a página do Arquivo Contemporâneo.
--
Encontram-se, disponíveis no Arquivo Digital cerca de 132.000 documentos pertencentes ao fundo da Direcção-Geral do Património; 9.000 que dizem respeito ao fundo da Secretaria-Geral e 2.000 documentos referentes à Direcção-Geral dos Impostos. O Arquivo Digital é uma iniciativa que visa disponibilizar on-line a documentação à guarda do ACMF, possibilitando o acesso não só à descrição arquivística, mas também aos próprios documentos.
--
--
Informação disponibilizada pela Dr.ª Fernanda Ribeiro

0 Comentários:

Arquivo

Categorias