domingo, 19 de fevereiro de 2006

Seminários CETAC.COM




O Centro de Estudos das Tecnologias, Artes e Ciências da Comunicação (CETAC.COM), iniciou as suas actividades em Maio de 2001. É uma unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que tem por objectivo fundacional acolher e alargar a experiência de interligação entre as Faculdades de Letras, Engenharia, Belas-Artes e Economia, em curso na Licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, visando articular uma formação em Ciências Sociais e Ciências da Comunicação com uma formação tecnológica e artística. Esta linha de estudo e investigação inter e multidisciplinar, integra também a área da Ciência da Informação, cujas valências têm afinidades óbvias com os objectivos desta unidade de I&D.
--

A estrutura organizativa do CETAC.Com foi, assim, concebida no sentido de juntar pessoas oriundas das mais variadas disciplinas e formações, e de lhes oferecer um ambiente onde possam trabalhar livremente no desenvolvimento de trabalhos inter e trans-disciplinares para explorarem novas fronteiras da relação tecnologia-informação-comunicação-sociedade, nos pontos em que habitualmente disciplinas e interesses se cruzam.
--

De acordo com esse espírito de abrangência e de diálogo inter, trans e multi-disciplinar surgiu recentemente o nº 1 da PRISMA.COM, revista electrónica, com a qual se assume o propósito não só de preservação da memória, mas também da inovação, para o questionamento sistemático e para a crítica em ciências da Informação e da Comunicação, com utilização de metodologias rigorosas e com o escrutínio dos pares.
--

No mesmo sentido vão os SEMINÁRIOS CETAC.COM, pensados com uma periodicidade mensal, com o objectivo crucial de promover um debate construtivo e sedimentador da identidade científica do Centro, bem como um forum aberto e estimulante para os questionamentos e os desenvolvimentos teóricos e epistemológicos levados a cabo por membros, colaboradores e especialistas convidados.
--
Ao longo de 2006 o programa elaborado reúne um conjunto de palestras que se inserem no tema Ciência da Informação: facetas e aberturas, sendo claro o intuito de versar aspectos relacionados com a natureza, práticas, conexões e contribuições da Ciência da Informação no campo amplo das Ciências Sociais e no quadro actual da Sociedade em Rede ou da Informação.
--
Visite: CETAC
--
Informação disponibilizada pelo Dr. Armando Malheiro

0 Comentários:

Arquivo

Categorias