quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Conclusões de uma análise ao DiTeD – Depósito Digital de Teses e Dissertações da BN




Os trabalhos científicos, nomeadamente as teses e dissertações levadas a cabo nas universidades portuguesas, são hoje, um produto informacional de grande valor, tanto para estudantes, professores, investigadores ou, simplesmente, para o utilizador comum. No entanto, estes documentos ao serem depositadas nas bibliotecas das universidades e na Biblioteca Nacional, na sua versão em papel, acabam por ser pouco consultadas, tendo pouca visibilidade para o exterior, caindo muitas vezes no anonimato. Com a evolução das novas tecnologias da informação, as bibliotecas universitárias também começaram a exigir a entrega dos documentos, tanto em versão impressa como em digital. Dentro deste contexto, a criação de uma biblioteca digital de teses e dissertações surge assim como uma oportunidade para disponibilizar em linha e à escala mundial, todos estes trabalhos de investigação que vão sendo realizadas em Portugal.
- -

É dentro deste cenário que surge o projecto DiTeD - Dissertações e Teses Digitais, desenvolvido pela BN. O DiTeD parte de uma tentativa de criação de uma plataforma de cooperação com as "bibliotecas universitárias para a criação de uma rede nacional de depósito de teses e dissertações digitais. O objectivo é garantir o depósito dessas obras localmente nas bibliotecas ou universidades, com uma cópia na BN. Para o efeito a BN desenvolveu uma solução informática adequada para a gestão de um repositório local, disponível em código aberto para quem a pretender utilizar como sistema de gestão local".[1] O depósito das Dissertações e Teses Digitais em formato digital é efectuada de uma forma voluntária na BN - Biblioteca Nacional. Esta responsabiliza-se pelo registo, pela preservação a longo prazo, divulgação, e ainda, o acesso nas condições que forem determinadas entre o autor e a BN.


--
Conclusões da análise ao DiTeD
--
O DiTeD tem alguns pontos que podem ser melhorados, e outros que podem ser implementados, no sentido de tornar este sistema de informação digital, numa plataforma de referência nacional e internacional.
--

De forma a valorizar o sistema DiTeD, a BN devia criar uma plataforma de cooperação entre o MCES (Ministério da Ciência e Ensino Superior), as universidades portuguesas e a própria B-ON, de forma a criar mecanismos de interacção e marketing entre as diversas entidades. Se não houver uma valorização do projecto, as alunos/investigadores não se sentem tentadas a depositar. As próprias Universidades, mesmo possuindo sistemas de preservação e difusão das teses e dissertações digitais, devem cooperar no sentido de depositar os metadados no DiTeD.
--


A BN devia fazer pressão junto das autoridades competentes no sentido de fazer vincar a importância da disponibilização em linha das Teses e Dissertações em formato digital, no sentido de se promulgar uma nova lei que salvaguarde os interesses nacionais e as novas directivas europeias neste domínio.
--
A BN também deve ter especial atenção à próxima comunicação da comunidade europeia, inserida no projecto i2010: Biblioteca Digitais, dado que, durante o presente ano de 2006 vai sair uma "comunicação sobre a acessibilidade da informação científica, incidindo especialmente na questão da informação originalmente digital[2]".
--

O site do DiTeD também deve ser alvo de uma análise em termos de linguagem, pois foram detectadas algumas gralhas e falta de pontuação. O sistema também devia disponibilizar uma secção de notícias, na qual, sejam relatadas todas as actividades associadas ao projecto; investigação relacionada, protocolos de cooperação, etc.
--
Outro ponto que deve ser tratado, prende-se com o mecanismo de recuperação de informação, pois ao proceder-se a uma interrogação à base de dados, se introduzimos um termo com pontuação na expressão de pesquisa, esta não nos devolve nenhum documento na resposta. O problema poderá dever-se ao facto da codificação da linguagem estar em “UTF-8”. A título de exemplo, pode-se aferir que ao proceder-se a uma pesquisa por: “Informação” não se obtêm nenhum registo quando a pesquisa ocorre em "sobre todos os campos". No entanto, ao proceder-se à mesma pesquisa na “procura avançada” e efectuamos a pesquisa pelo mesmo termo, seleccionando o campo “Título Original” e “Assunto”, obtemos como resposta 12 registos. Desta forma, esta falha no sistema de pesquisa pode ser considerada uma entropia do sistema, na medida em que pode limitar o acesso à informação pelos utilizadores.
--

O DiTeD também devia de possibilitar a curto prazo, e em formato digital, o acesso a todas as Teses e Dissertações depositadas na BN em formato impresso, de forma a aumentar o número de documentos disponíveis, aumentando o impacto do sistema, até mesmo, como forma de cativar e incentivar potenciais depositantes.
--

Estes, são alguns dos pontos que convém analisar no sentido tornar o DiTeD um sistema mais eficiente, sustentado e com mais ensejo de atingir os objectivos para o qual foi concebido.
--
[1] BORBINHA, José - Depósito e Preservação na Biblioteca Nacional Digital - [em linha]. Lisboa: [s.n.], 2004. http://sapp.telepac.pt/apbad/congresso8/comm8.pdf [consulta: 30 de Janeiro de 2006].
[2] Comissão das Comunidades Europeias – i2010: Bibliotecas Digitais: Comunicação da comissão ao parlamento europeu... - [em linha]. Bruxelas, [C.M.], 2005. http://europa.eu.int/information_society/activities/digital_ libraries/doc/pt_comm_digital_libraries.pdf [consulta: 21 de Outubro de 2005].
--
Paulo Jorge Sousa

0 Comentários:

Arquivo

Categorias